Em muitos relacionamentos afetivos, é até comum encontrar pessoas que sofrem com dependência emocional, que é um problema sério e que pode apresentar consequências aos envolvidos.
Mas é claro que a dependência emocional tem cura, porém, por se tratar de um processo doloroso, muitas pessoas têm dificuldade para se curarem sozinhas.
E por esta razão, criamos este conteúdo!! Por aqui, você vai conhecer mais desse problema, além de ótimas dicas para lidar com a situação, vem com a gente para saber mais!!
Você provavelmente já deve ter ouvido falar do conceito de dependência emocional, que nada mais é do que alguém depender completamente de outra pessoa para ser feliz.
A dependência emocional, faz mal ao ponto de se passarem anos, sem a pessoa conseguir tomar decisões importantes em busca dos sonhos pessoais.
Além disso, a dependência emocional é definida por um quadro emocional ou comportamental que compromete a habilidade da pessoa de manter uma relação saudável e satisfatória.
O que se faz ainda mais importante saber lidar com este problema, não é mesmo?
Claro que a dependência emocional apresenta uma série de consequências para quem sofre do conceito.
Dentre elas, é possível destacar:
E muitos outros!
Como vimos, a dependência emocional, é uma ação que desgasta qualquer relacionamento e também, prejudica a saúde mental dos envolvidos.
Nesse sentido, saber como lidar e contornar a situação é fundamental, portanto, daremos aqui, as principais dicas de como resolver este problema de uma vez por todas.
Observe!!
Reconhecer que você é uma pessoa dependente e também, assumir as responsabilidades que isso pode trazer a vida a dois é fundamental para lidar com a dependência emocional.
Isso porque, a partir desta ação, é possível identificar o problema e procurar ajuda necessária.
Claro que focar em você e no seu desenvolvimento dentro de um relacionamento também é fundamental!
Sendo assim, mantenha o foco em você e desvie a atenção da sua necessidade de sempre ter uma companhia.
Então, saiba que a melhor forma de fazer isso é investindo em você!
Por isso, procure alguns cursos, pratique exercícios ou de um novo passatempo, uma viagem sozinha, entre outros!
Recomendamos isso, porque ao se concentrar em você, aos poucos é possível perceber o seu valor e assim, criar um modo de vida gostoso para si mesmo.
Livrando-se de uma vez por todas da dependência emocional.
Como sabemos, ninguém é perfeito e pessoas cometem erros o tempo todo.
Por essa razão, não faz sentido idolatrá-las, mas, reconhecer e valorizar seus esforços e intensões são bem mais significativos.
Dessa forma, a pessoa se sente especial, contribuindo para o fortalecimento das relações e sentimentos verdadeiros (inclusive para amizades).
Você sabia que dizer ‘não’ também pode ajudar a lidar com a dependência emocional?
SIM! Essa atitude, demonstra maturidade emocional e autoestima alta, diferentemente do que a dependência emocional causa nas pessoas.
Afinal de contas, quando você tem dificuldade de dizer não aos outros, deixam pendências acumuladas e a pressão para resolver tudo, só piora a situação.
Portanto, pratique dizer não com mais frequência!
Ter autonomia para tomar suas próprias decisões, sem consultar amigos ou parceiros, também é um passo importante para se livrar da dependência emocional.
Claro que essa ação, pode ser difícil no começo, mas você deve persistir para aprender essa lição e levá-la para a vida.
Especialistas afirmam que a dependência emocional pode ser causada por atitudes erradas, bem como acomodar-se as situações.
Sendo assim, como possíveis causas para a dependência emocional, destacamos:
E muito mais
Portanto, se você acredita estar com dependência emocional, saiba que procurar por ajuda profissional fará toda a diferença no seu desenvolvimento.
Isso porque, a terapia pode te ajudar a compreender a importância de se valorizar dentro e fora de um relacionamento.
Além disso, pessoas emocionalmente dependentes podem se envolver com cônjuges ou pessoas tóxicas pela necessidade de suprir as suas demandas emocionais.
Então, ter o auxílio de quem sabe também é fundamental nesse processo!
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!