Aos pais de primeira viagem, receber o boletim dos filhos com notas baixas pode ser preocupante e deixá-los sem reação num primeiro momento, não é mesmo?
Pois bem, para te ajudar a passar por esses momentos delicados e ainda, saber como ajudar as crianças a melhorar suas notas escolares, criamos esse post com ótimas dicas!
Então, para saber como você pode ajudar seus filhos que tiram notas baixas com frequência, vem com a gente nessa leitura!!
Primeiramente, saiba que há uma série de razões pelas quais prejudicam o rendimento de nossos filhos na escola, mas, felizmente, há maneiras saudáveis e inteligentes de contornar esse problema.
Então, segue algumas dicas de como você pode agir com seus filhos que tiram notas baixas e assim, ajudá-los a ter um melhor desempenho na escola.
Confira!
Claro que todo problema tem uma causa, não é mesmo?
Sendo assim, seja o mais compreensível possível para identificar qual de fato é a raiz do problema que tem causado as notas baixas.
Um desses motivos pode ser porque a criança se sente pressionada com a quantidade de atividades da escola ou ainda, pode ser que ela tenha alguma dificuldade específica que deve ser investigada.
Sim, isso explicaria todas as dificuldades que ela tem para se concentrar ou manter o foco nas matérias, que ocasionam as notas baixas.
Em ambos os casos, é fundamental não repreender para evitar uma piora na desmotivação do seu filho.
Como já mencionamos em outros posts, o diálogo é a base de qualquer relacionamento e no momento da dificuldade, manter a calma e conversar, pode ajudar a entender o que de fato está acontecendo.
Então, saiba que conversar ajuda na compreensão por parte das crianças de que, com esforço e dedicação é possível superar as notas baixas de uma vez por todas.
A propósito, durante esta conversa, seu filho pode sinalizar alguns fatores pelos quais ele está com dificuldade na escola e tirando notas baixas.
Compreender o que está acontecendo com seu filho e demonstrar empatia é fundamental para que seu filho se sinta confortável para desabafar.
Dessa forma, é possível reconhecer a raiz do problema das notas baixas e assim, agir diretamente contra as causas.
Feito isso, ao invés de punir, escute e oriente-o a cumprir com as responsabilidades da vida escolar por mais difícil que elas pareçam e ofereça ajuda quando necessário.
Afinal de contas, os erros servem para aprendermos com eles e mostrar as crianças que isso faz parte da evolução e que isso não é o fim do mundo, pode ser determinante contra as notas baixas.
Teste e comprove!
Outra opção para ajudar seus filhos, pode ser participar da organização dos estudos e isso acontece, depois de entender as causas das notas baixas no boletim.
Portanto, chegou a hora de ensinar seus filhos a enfrentar seus desafios de forma organizada e para isso, junto deles, você pode planejar como serão as horas de estudos para a disciplina que precisa de mais atenção, mas claro, que também deve haver reforço nas outras também.
Se achar que há necessidade, acompanhe os estudos e revise as atividades feitas.
Essas ações podem distribuir o foco deles de um jeito melhor, deixar a parte recreativa num segundo plano e assim, amenizar a situação das notas baixas em um curto período.
Vale a pena tentar!
Claro que para resolver o mal das notas baixas, é interessante estabelecer uma rotina para o estudo em casa.
Aqui, entra a parte da organização que explicamos no tópico acima.
Sendo assim, criar hábitos de estudos nos seus filhos, pode fazer a diferença nos resultados. Isso porque, trazer as tarefas para a rotina, contribui para que eles aprendam as suas responsabilidades desde cedo, se organizem para respeitar os prazos sem correria e assim, evita tirar notas baixas.
E para complementar, invista em um ambiente confortável e bem iluminado para os estudos, um cantinho inspirador e aconchegante pode influenciar muito no aprendizado!
E muito mais!
Gostou das dicas deste texto que fizemos exclusivamente para filhos que tiram notas baixas? Então, compartilhe esse conteúdo com pais desesperados e não perca as atualizações do Blog que podem ajudar muito na sua convivência social, emocional e física.
Até o próximo post com mais dicas!
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!