Cobranças atrás de cobranças. Metas difíceis de serem batidas. Cada vez menos tempo. O ambiente corporativo não é nada fácil e requer muita inteligência emocional. Você consegue lidar com a pressão no seu trabalho?
Infelizmente, muitos trabalhadores desenvolveram doenças mentais e até mesmo desistiram de trabalhar por causa da gigantesca pressão que muitas empresas fazem com os funcionários. Infelizmente, essas cobranças existem e sempre vão existir. Sendo assim, é muito importante saber lidar com isso.
Quer seja um setor de vendas ou até mesmo de fabricação e atendimento aos clientes, tudo possui determinadas cobranças e hoje daremos as melhores dicas de como você poderá lidar com a pressão no trabalho de forma inteligente. Ficou curioso? Então, leia até o final.
Afinal, por que tem dias que parece que tudo se acumula no trabalho e os prazos não são o suficiente para realizar as tarefas?
Eu sei como é chato ter alguém no seu pé durante o período de trabalho cobrando a cada segundo mais e mais. Parece que estamos em constante pressão 24 horas, ou melhor, durante todo período em que ficamos na empresa.
Existem empregos que são naturalmente difíceis e possuem muita pressão. Médicos, enfermagem e até mesmo polícia são exemplos de profissões que as pessoas precisam aprender a lidar com a pressão. Porém, nos demais empregos, a pressão é causada por chefes com prazos e metas apertadas.
Independente de qual for a sua situação, confira algumas dicas que farão o seu dia a dia melhor no ambiente corporativo e com menos pressão externa.
Afinal, uma das melhores maneiras para você lidar com a pressão e cobranças é, justamente, sendo um profissional extremamente organizado. Você precisa ter em mente ou em uma agenda todas as tarefas e uma ordem de importância.
Muitas vezes deixamos muitas coisas acumular, pois não focamos nas atividades que importam de verdade. Quero que você escreva hoje uma lista de tarefas fáceis e rápidas de serem feitas.
Certamente você já entendeu onde quero chegar, certo? Elimine o máximo dessas tarefas. Isso tirará um pouco da pressão de ter uma lista longa de atividades e você poderá se concentrar nas tarefas mais difíceis sem tanta pressão.
De fato, se você for um funcionário mais organizado, grande parte das pressões/ cobranças desaparecerão rapidamente.
Pois bem, essa dica é um complemento de um artigo que publicamos recentemente no blog. No caso, o artigo falava sobre pessoas que tentam derrubar outras no trabalho.
Tanto aqui, como nesse artigo é muito válido essa dica. Colocar limites é muito importante para que seu chefe não passe dos limites e coloque tarefas com prazos curtos demais ou coloque você em múltiplas funções.
Se você é do setor de vendas, não pode aceitar que seu chefe te dê tarefas de outros setores. Isso, além de ser errado, vai atrasar justamente o que você não poderia atrasar, ou seja, nas vendas em que você é responsável.
Por fim, tenha uma conversa e explique que precisa focar somente no seu setor. Se seu chefe for bom, ele te apoiará e você terá mais tempo livre para focar só no que importa.
De fato, muitas vezes o melhor caminho para se livrar um pouco da pressão é pedir ajuda para os seus colegas de trabalho. O ato de pedir ajuda pode acelerar uma tarefa. Afinal, duas pessoas com energia são mais rápidas e eficientes do que somente uma pessoa.
Veja se é possível fazer isso no seu trabalho. Converse com os seus superiores e avisem que precisa de uma ajuda dos colegas para conseguir entregar os projetos no prazo.
Certamente isso será bem visto e você terá menos pressão em relação aos prazos.
No geral, essas são as melhores maneiras de lidar com a pressão no trabalho. Você precisa criar meios de concluir as atividades o mais rápido possível e estabelecer limites saudáveis.
Vale lembrar que emprego nenhum é mais importante que a nossa saúde física e mental. Se o seu chefe te pressiona demais e isso já está te fazendo mal, procure ajuda médica e saia dessa empresa.
Empregos podemos encontrar vários por aí, mas a nossa saúde mental é difícil recuperá-la após um trauma relacionado às constantes pressões.
Por fim, espero que esse artigo tenha te ajudado a entender como lidar melhor com a pressão no ambiente de trabalho e obrigado pela leitura.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!