Uma boa relação de confiança entre pais e filhos é algo que leva tempo para ser construído. Afinal de contas, pessoas desenvolvem por si só, novos jeitos de pensar, viver e agir, o que impacta diretamente na relação com nossos filhos.
Claro que a base para a construção de qualquer bom relacionamento vem da educação e experiências que tivemos ao longo da vida.
Sendo assim, para te ajudar a criar uma relação de confiança e duradoura com seus filhos, fizemos esse post, com as melhores dicas. Então, acompanhe-nos para saber mais!!
Para quem não sabe, o vínculo afetivo com a família é um dos mais importantes que temos na vida, por isso, zelar por uma relação de confiança desde o início com seus filhos, faz toda a diferença em seu desenvolvimento.
Afinal de contas, nutrir a confiança entre pais e filhos desde cedo, é o caminho para um relacionamento transparente e saudável.
E, seguindo por essa dialética, se nossos filhos sentem que têm um lugar seguro para fazer confidências e dividir suas apreensões em casa, terão o suporte da família em momentos decisivos.
Do contrário, caso não tenham esse suporte, eles podem recorrer a outras companhias que nem sempre proporcionam os melhores conselhos.
Educar crianças e adolescentes não é uma tarefa fácil, que vem com instruções, não é mesmo?
Isso significa que não há um jeito certo ou errado de se educar um filho e tudo deve ser baseado nos valores e conceitos de cada família.
Sendo assim, manter hábitos saudáveis são fundamentáveis para garantir uma relação de confiança entre pais e filhos.
E como boas dicas para manter esse vínculo forte e estável por muito e muito tempo, temos as seguintes:
O primeiro passo para construir uma relação de confiança entre pais e filhos, é abrindo espaço para o diálogo.
Portanto, vale a pena separar um momento do dia para colocar a conversa em dia, colocando-se à disposição para escutar o que os outros tem a dizer.
Nossa dica valiosa é nunca triar a confiança do seu filho, isso vale para caso ele te conte um segredo ou alguma confidência.
A relação de confiança entre pais e filhos floresce naturalmente de uma linda amizade, por isso, cultivar o afeto em família, dividindo hobbies e inesquecíveis momentos de diversão e lazer, não tem preço!
Sendo assim, como dica, você pode dividir uma paixão e fazer dela uma tradição que fortalecerá muito o relacionamento, ajudando, inclusive, a estreitar os laços.
Nesses casos, você pode praticar atividades físicas em família, por exemplo, ou ainda, tornar algo que gostem muito uma rotina.
Claro que, durante esse processo, não podemos excluir a realidade das crianças, no sentido de que é importante se colocar no lugar deles.
Lembre-se de ser compreensível quanto a suas emoções, pois, o jeito que eles reagem as coisas, nem sempre é compatível a forma dos adultos.
Além disso, esteja ciente de que minimizar ou desprezar algumas das questões dos nossos filhos é um dos principais motivos para a quebra de confiança familiar e na adolescência, que é uma fase tão complicada.
Quando for necessário corrigir seu filho, evite ficar bravo ou agir de forma ríspida, afinal, esse nunca é o melhor caminho para resolver problemas em nenhum relacionamento.
Lembre-se de que você é a única pessoa adulta na conversa e, portanto, utilize a inteligência emocional a seu favor, mesmo que seu filho tenha reações explosivas, as correções devem ser feitas com firmeza e calma.
Confie para que os outros confiem em você.
Esse é o primeiro passo para começar uma relação de confiança entre pais e filhos. Por isso, tenha atitudes que demonstrem ao seu filho o quanto você valoriza a opinião e o ponto de vista dele.
Além disso, para passar ainda mais confiança, vale a pena delegar algumas responsabilidades adequadas à idade do seu filho.
Dessa forma, ele perceberá, por meio de ações, que você realmente o vê como uma pessoa com a qual se pode contar.
E assim, construir uma relação saudável de confiança e reciprocidade, vale super a pena tentar!
Por fim, mais não menos importante, saiba dar espaço e liberdade ao seu filho.
Isso porque, conforme seu filho cresce, ele começa a construir seu próprio universo e precisa de espeço (e confiança da sua parte) para descobrir e explorar tudo sozinho.
Por isso, é importante que a família deixe que os filhos, tenham liberdade de opinião e abertura para tomar as próprias decisões, isso claro, sem deixar a vigilância de lado, mas sem exageros, ok?!
Afinal, todos merecem ter seu espaço e sua liberdade!
A partir da leitura desse post, você pode conferir as melhores dicas de como melhorar a relação de confiança entre pais e filhos e porque isso é importante.
Além disso, saiba que esse processo pode ser aplicado a todo momento, já que a confiança é uma das bases mais importantes para um bom relacionamento familiar, sendo decisiva para a formação dos jovens.
Aproveite que está aqui e deixe nos comentários como está a sua relação de confiança com seus filhos, vamos adorar saber!!
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!