Existem diversas estratégias que podem aprimorar a nossa gestão de tempo. Nesse artigo, serão abordados 3 métodos, assim como a sua importância para a produtividade.
Gestão de tempo e produtividade andam juntos. Isso porque, a gestão auxilia na produtividade. E sendo assim, otimizamos nossa produção e os resultados.
Assim, aprenda, ao ler esse artigo, o que é gestão de tempo, sua importância, além de técnicas para serem aplicadas no dia a dia.
A tomada de decisões é fundamental para ganharmos tempo. No trabalho ou na faculdade, decidir é essencial para seguir com uma tarefa. As pressões podem atrapalhar muito o seu dia a dia, pois muitas pessoas, às vezes, tentam resolver tudo de uma só vez.
Então, ao saber gerir melhor o seu tempo, você consegue fazer melhores escolhas, aumenta a sua produtividade, foco, concentração e, na hora de descansar, fica para trás aquele sentimento de culpa, podendo, você, aproveitar melhor seu tempo livre com a família e amigos.
Saiba o que você tem a ganhar, quando faz uma boa gestão de tempo:
Menos estresse – Ao gerenciar o seu tempo, você acaba não se desgastando com situações estressantes. Então, mesmo quando um imprevisto surgir, você conseguirá lidar com ele, sem precisar perder a cabeça.
Melhor execução – Com o tempo bem gerenciado, você acaba conseguindo realizar mais tarefas ao longo do dia. Tudo será feito com melhor qualidade, porque cada tarefa tem o seu tempo de realização.
Menos retrabalho – Ao organizar a sua rotina, você terá, consequentemente, mais concentração. Assim, a chance de cometer erros, que gerem retrabalhos, será menor.
Mais tempo livre – Trabalhar 8 horas por dia pode, muitas vezes, parecer pouco tempo, por causa da desorganização das tarefas. No entanto, à medida em que elas são bem administradas, esse tempo será mais do que o suficiente para realizar as suas obrigações.
Menos tempo ocioso – Aquele tempo à toa será eliminado, porque você saberá o que tem que ser feito, a cada momento do seu dia.
Menos esforço – Com a gestão de tempo, seu trabalho e estudo ficarão mais otimizados. O foco em cada atividade fará você não gastar energia extra com coisas desnecessárias.
Controle na vida pessoal – Você começará a se sentir mais confiante, terá resultados positivos, alcançará as suas metas mais rapidamente, as tarefas serão feitas de forma mais consistente e você se tornará uma pessoa mais disciplinada.
Na obra de Stephen Covey, Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, o autor define 4 gerações de técnicas:
Check List – A primeira geração é caracterizada pela utilização de notas e check lists. Trata-se de uma lista de tarefas, com prioridades, havendo um estabelecimento de importância de cada tarefa e um plano de ação.
Agenda – A segunda geração trata de livros de anotação e agendas. É o Método ABC, que é definido por um sistema de priorização de atividades, em que:
“A” representa as atividades mais importantes.
“B” as de segunda importância.
“C” as de menor importância.
Uma segunda abordagem desse método tem foco em fatores motivacionais, ou seja, “A” representaria as atividades mais desagradáveis, “B” as intermediárias e “C”, as mais práticas. Essa divisão se dá pelo fato de termos mais energia, no início do dia.
Flexibilização do planejamento – Trata-se de uma flexibilização do planejamento de tempo. Isto é, a terceira geração nos prepara para os imprevistos, prevendo avaliações periódicas, com o objetivo de eliminar o que não estiver sendo eficiente para a instituição.
Por fim, essas técnicas de gestão de tempo farão com que você seja mais assertivo, ao escolher o método que melhor se aplica ao seu cotidiano. Isso porque, diante de um mundo tão competitivo, aqueles que souberem melhor administrar o seu tempo, se sobressairão, ocupando os melhores postos de trabalho e, consequentemente, tendo os melhores salários.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!