A tão sonhada e temida entrevista de emprego. É uma etapa muito importante na carreira de qualquer pessoa.
Uma boa entrevista é fundamental para o sucesso e a contratação, porque, por melhor que seja o currículo, a entrevista é o que em última instância decide se o candidato será recrutado ou não.
Em razão de sua importância, a entrevista de emprego é temida por muitos, mas há dicas simples que podem afastar ou ao menos mitigar esse medo.
O primeiro passo, antes de ir para a entrevista de emprego é conhecer melhor a empresa contratante, busque entender a missão, a visão e os valores da empresa. Conhecendo a sua organização, bem como, comportamentos incentivados e desaconselhados no ambiente de trabalho.
Sabemos que a apresentação do currículo é muito importante em uma entrevista de emprego, mas a apresentação pessoal também deve ser um ponto a se tomar cuidado. Afinal, deve-se passar uma boa imagem.
Preste atenção em todas as informações contidas no currículo, evite imprecisões e pontos obscuros. Esteja ciente que o entrevistador poderá lhe fazer perguntas sobre qualquer um dos pontos ali descritos.
Busque sempre lhe responder de forma adequada o que lhe é perguntado, evite respostas evasivas, e, sempre que possível, aproveite a pergunta para ressaltar algum ponto importante de sua formação e/ou experiencias.
Por mais óbvio que isso possa parecer, é importante demonstrar entusiasmo e conhecimento pela a vaga a qual está se candidatando. Evite entrevistas chatas e monótonas.
No início da entrevista é comum você ter um espaço para falar de si, de suas habilidades, competências, formação. Neste momento, ao invés de listar de forma vazia suas atribuições, mencione ações, mostre números que você obteve durante outras experiências, comente sobre resultados. Demonstre efetivamente as suas capacidades.
É comum irmos a entrevista de emprego sem saber a proposta de salário, nestes casos, tenha em mente a média salarial desejada, para isso, pesquise a média de salário para o cargo ao qual você está se candidatando no mercado de trabalho, bem como, busque informações salariais da própria empresa. Desta forma, você evita frustações e situações constrangedoras com o próprio entrevistador.
No dia da entrevista evite imprevistos, saia de casa com antecedência, reveja o trajeto a ser percorrido, os meios de transportes que serão utilizados. Tenha em mente que, se atrasar no dia da entrevista não passará uma boa impressão, independentemente do motivo.
Lembre-se que não é de bom tom tecer críticas ao local de trabalho anterior, bem como, ao seu antigo chefe. Tente utilizar pontos positivos, citar boas experiencias, crescimento profissional, demonstrar gratidão as oportunidades. Peder tempo criticando o seu antigo emprego pode deixar o entrevistador com receio da sua contratação.
Por fim, atente-se sempre a comentários que agreguem valor a entrevista, caso o recrutador lhe pergunte se você possui alguma dúvida, pontue ou questione pontos importantes, não faça perguntas bobas ou vazias. Como por exemplo, caso lhe seja questionado, pergunte qual a cultura da empresa? Como a empresa se classifica frente ao mercado financeiro.
É comum em entrevistas que você se sinta inseguro quanto a algumas perguntas que são feitas pelo entrevistador, por isso, é bom sempre estar atento e buscar saídas criativas para aquelas perguntas mais complexas.
Essas respostas devem possuir um caráter ambíguo, ao explorá-las você pode citar os seus defeitos ao mesmo tempo em que demonstra suas qualidades, como comprometimento, irresignação, pontualidade e foco.
Apenas se atente para que abordar esses pontos de forma clara, não deixando respostas fechadas e evasivas.
Veja mais dicas sobre desenvolvimento profissional.
Conheça nossas páginas no Facebook e no Instagram!
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!