A vida moderna é repleta de atividades, compromissos e informações, seja no âmbito do trabalho, familiar e etc. E isso, obviamente, pode nos levar à desordem e à bagunça. Ou seja, ser organizado traz mais eficiência para o cotidiano e contribui para uma vida mais tranquila e produtiva.
Sendo assim, resolvemos expor diversas dicas práticas para ser mais organizado em momentos distintos do dia a dia. Por aqui, abordaremos desde estratégias para uma rotina eficiente até a fluidez nos pensamentos, que servirá como gancho para viver melhor. Ficou curioso? Então, siga conosco!
Organização no dia a dia: as estratégias para uma rotina eficiente.
Uma rotina de boa organização trará maior produtividade e tranquilidade. Pense que, em seu trabalho, haverá fluidez e, quem sabe, dependendo do dia, poderá até sair alguns minutos mais cedo! Isso mesmo, quando esse passo a passo é seguido à risca, sua vida se torna mais prática.
Falamos acima sobre a organização na rotina diária e também resvalamos um pouco em questões de trabalho e vida pessoal. Contudo, precisamos ir além nestes últimos pontos, até porque um escritório bem organizado promove concentração e eficiência (isso já foi comprovado em diversos estudos). Portanto, mantenha sua mesa limpa e livre de itens desnecessários.
Assim como é fundamental criar um sistema de arquivos físicos e digitais que facilite a localização de documentos e informações e inserir uma rotina para limpar seu espaço regularmente, mesmo que haja profissionais de limpeza. Isso evita o acúmulo de bagunça - no início de cada semana, defina metas claras para essas tarefas.
Falando em ‘bagunça’, tente averiguar o que há de pertences em suas gavetas, por exemplo. Notou que não é imprescindível, elimine-os. Isso se aplica tanto ao ambiente de trabalho quanto à vida pessoal.
Tal iniciativa gerará maior tranquilidade e até um relaxamento, já que não perderá horas do seu dia procurando algo.
Com tudo isso dito, é coerente ressaltar que a organização vai além de manter a casa arrumada ou cumprir prazos no trabalho. Trata-se de moldar uma vida mais equilibrada e menos estressante, onde há maior controle das suas atividades e do seu espaço.
Ao adotar estratégias como planejamento, delegação e eliminação do excesso, a pessoa estará criando uma base para maior produtividade, tranquilidade e sucesso. Lembre-se: essa é uma habilidade que não surge da noite para o dia, é preciso foco e determinação ao longo de meses. Contudo, os benefícios serão duradouros a curto, médio e longo prazo.
E então, qual método que utiliza para ter um controle de seus documentos ou mesmo dentro de sua residência? Gostaria de saber, pois há diversas maneiras de chegar a um mesmo denominador comum.
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