O desenvolvimento de competências consiste no investimento em uma aprendizagem para que cada indivíduo alcance seus objetivos. No entanto, o estabelecimento de metas é fundamental para traçar esse caminho.
Investir em aprendizagem se torna cada vez mais importante para as empresas, que estão treinando os seus funcionários para que desenvolvam competências e aprendam a solucionar os problemas. Para isso, será preciso adquirir conhecimento e dominar novas habilidades.
Siga a leitura com a gente para descobrir o que separamos para você sobre como desenvolver as suas competências.
Aprender novas habilidades e adquirir conhecimento é fundamental para que a empresa alcance melhores resultados. Sendo assim, habilidades comportamentais são essenciais para se manter em um cargo, pois diminui a taxa de rotatividade, evitando demissões por falta de adequação.
Como as desenvolver? Será necessário conhecer as características de cada um, entender o que precisa ser desenvolvido, além de traçar um plano de desenvolvimento dessas habilidades.
Uma forma de fazer isso é colocar o profissional junto a alguém que já tenha tais habilidades, para que ocorra um processo de aprendizagem. Esse processo será longo, mas valerá muito a pena.
Além disso, o funcionário precisa ter a consciência de que irá errar e aprender com seus erros. Depois, é fundamental ter uma meta clara, sabendo exatamente onde se quer chegar, porque somente traçando o caminho se saberá em que o colaborador pode melhorar.
Ouça também os outros e a si mesmo, esteja disposto a adquirir conhecimento, e participe de treinamentos e especializações, para aprender cada vez mais.
Esses programas, durante muitos anos, incluíam onboarding, treinamento para liderança, módulos obrigatórios e treinamentos. Porém, atualmente, eles devem abordar três principais características:
Personalização – significa realizar uma adaptação dos atributos aos aprendizes, seja com relação ao nível de conhecimento, estilo de aprendizagem, etc.
Abrangência – ao saírem a campo, os colaboradores transformam o treinamento em resultados concretos. Isto é, o programa deve abranger desde a aquisição de conhecimento, até a aplicação de novas habilidades.
Medição – avaliar a retenção de conhecimento, observar as mudanças nos métodos de trabalho e avaliar a contribuição do treinamento para o desempenho profissional são, agora, essenciais.
Veja, a seguir, algumas práticas que podem ajudar no desenvolvimento de competências:
Analise o momento – entenda o momento em que cada equipe se encontra, quais são as suas necessidades atuais e expectativas para o futuro. Faça também um mapeamento de competências, para saber o nível de conhecimento de cada uma e onde é possível chegar.
Treinamento e desenvolvimento – investir em treinamento e desenvolvimento é dar uma diretriz clara aos funcionários, além de fornecer os recursos certos para a aprendizagem.
Feedfoward – é o zelo pelo futuro. Ou seja, projeta quais habilidades serão necessárias para médio e longo prazo, orientando os funcionários quanto a suas competências, dando, em troca, um ganho em resultados para a empresa.
Cultura de feedback – diálogo é fundamental para se manter a transparência, é essencial para o desenvolvimento de habilidades. Ainda, o feedback tem a função de apontar qual é o melhor caminho a se seguir.
Planos de carreira – o plano de carreira, individual e coletivo, serve para apontar os pontos fortes de cada colaborador, a fim de melhorar, para que se alcance os seus objetivos profissionais.
Tecnologia – o uso da tecnologia no RH favorece o desenvolvimento de competências. Isso porque, a gestão de pessoas consegue identificar as soft skills motivadores, estio de aprendizagem e o cenário que mais se destaca cada indivíduo. Assim, os treinamentos serão mais facilmente direcionados.
Avanços conquistados – acompanhe, periodicamente, o que foi conquistado, observando o nível de maturidade de cada indivíduo. É possível avaliar alguns indicadores de desempenho, como a performance profissional.
O nível de maturidade, além de um panorama mais claro sobre o profissional, servirá para avaliar o aprimoramento das habilidades. Esse nível pode ser dividido em:
Básico – ter conhecimentos iniciais sobre um assunto, não conseguindo colocá-lo em prática, sem o auxílio de outra pessoa.
Médio – ter conhecimentos básicos sobre um tema, mas já ser capaz de lidar com demandas simples sozinho. O indivíduo, nesse nível, tem dificuldades com novos desafios e precisa, frequentemente, de suporte.
Alto – ter conhecimentos mais aprofundados e autonomia para realizar demandas. Consegue solucionar problemas, mas pode precisar de ajuda.
Avançado – especialistas, que já passaram por um longo caminho, e são referências em um tipo de assunto. Mesmo que possam continuar se atualizando e estudando, esses indivíduos já têm domínio sobre os temas que abordam.
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