Afinal, qual o melhor caminho para trocar hábitos ruins por hábitos bons? Será que existe uma "magia” para fazer isso? Ou basta mudar pequenas atitudes no dia a dia?
De fato, os hábitos possuem muita importância em nossa vida e, dependendo do hábito, podem prejudicar nossa saúde, trabalho e até mesmo vida pessoal. Desde hábitos mentais até hábitos de ações, precisamos sempre estar conscientes dos impactos que eles podem causar positivamente ou negativamente.
Pensando nisso, neste artigo iremos compartilhar algumas dicas simples e eficazes para você conseguir se livrar dos hábitos negativos e substituir por hábitos que vão transformar a sua vida para melhor. Ficou interessado? Então leia até o final.
De fato, é muito importante listar alguns hábitos que são, de certo modo, prejudiciais para a sua vida no geral. Alguns hábitos envolvem bebidas, outros o modo como agimos e até mesmo hábitos mentais.
Você é uma pessoa que sempre dorme tarde e pouco? Isso é um hábito que prejudica a sua saúde e pode ser substituído. Você costuma beber muitas bebidas alcoólicas? Também pode ser substituído. Você costuma procrastinar? Saiba que também é possível mudar e isso é por conta de hábitos ruins ao longo de sua vida.
Sobre a procrastinação, até escrevemos um artigo sobre isso: As 5 maneiras de como vencer a procrastinação.
Certamente você já entendeu que hábitos ruins é tudo aquilo que te prejudica no curto e longo prazo, certo? Então, confira agora as nossas dicas para substituir esses hábitos.
O primeiro e mais importante passo é identificar quais são os hábitos ruins que você possui.
No meu caso, eu tinha um hábito de todos os dias comprar uma barra de chocolate e comer rapidamente. Isso é péssimo para a saúde, porém eu nem me importava, já fazia isso no automático. Todos os dias comprava o chocolate.
Até que fiz um exame e minha saúde estava alterada. Tudo isso pelo excesso de açúcar no sangue. Foi a partir desse dia que entendi que construir um hábito ruim e que esse hábito prejudica a minha saúde.
Entendeu onde quero chegar? Você precisa entender quais são os hábitos que te prejudicam. Somente assim poderá começar a mudá-los.
Talvez você tenha identificado um ou vários hábitos ruins. Bom, isso é normal e fico feliz que você tenha percebido o que te faz mal, porém, muitas pessoas erram quando entendem o que faz mal.
Qual é o erro? Simples, o maior erro que uma pessoa pode fazer é querer mudar todos os hábitos de uma vez. Isso não vai funcionar e seu próprio cérebro vai te sabotar. Prefira sempre começar mudando um hábito de cada vez.
Isso fará com que seja uma tarefa menos penosa e com muito mais produtividade.
Além disso, o ideal é começar com um hábito mais simples de ser mudado. Cada pessoa possui facilidade e dificuldades em determinadas ações rotineiras, por isso não iremos citar quais são esses hábitos mais simples, pois é algo individual de cada um.
Pois bem, descobriu quais são os hábitos, pensou em qual você vai focar primeiro, agora chegou o momento de você criar um planejamento de como vai modificar esse hábito.
Lembra do chocolate que eu citei acima? Bom, como mudei esse hábito que estava prejudicando a minha saúde para um hábito mais saudável? Eu criei um plano de ação e me planejei para cumprir com ele corretamente.
Como? Fui ao mercado e ao invés de comprar somente o chocolate, comprei duas maçãs também. O meu plano era comer metade de uma barra de chocolate e uma maçã por dia. Então de uma barra diária, passei a comer um a cada dois dias. Essa foi a primeira semana.
Na segunda semana, era uma barra para três maçãs. Na terceira semana, uma barra para quatro maçãs… Ou seja, chegou um momento que eu comia uma barra de chocolate por semana e o restante era tudo em maçãs.
Percebeu? Troquei um hábito ruim por um hábito bom, pois as maçãs fazem bem para a saúde.
No geral é isso, para mudar hábitos você precisa criar um plano e seguir ele corretamente até mudar o hábito.
Obrigado pela leitura e até a próxima.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!