A criação de filhos apresenta uma série de desafios, isto todos os pais sabem sentindo na pele. Assim, neste sentido, muitos pais se perguntam como podem estimular o interesse dos filhos pelos estudos?
O fato é que este é um pilar fundamental no desenvolvimento de crianças e adolescentes, e os responsáveis devem não apenas contribuir para o desempenho acadêmico desses pequenos cidadãos, mas também para moldar as habilidades de pensamento crítico, resolução de problemas e etc.
Com isso em mente, resolvemos esmiuçar essas ideias e gerar listas que facilitarão a sua vida, frente a esses desafios. Ficou curioso para saber detalhes sobre o tema? Então, continue com a gente.
O ambiente em que uma criança cresce desempenha um papel fundamental na formação de suas atitudes em relação aos estudos e ao decorrer de sua vida. Por isso, que tal encontrar um espaço onde você e seu filho ou filha possam se sentar, deixar todas as distrações de lado e focar-se apenas naquela ‘lição de casa’?
Um dos primeiro pontos interessantes é compreender quais horários são mais interessantes. Depois disso, regule-os, a fim de criar uma rotina consistente. Isso ajuda as crianças a se acostumarem com a ideia de que o estudo faz parte do dia a dia.
Tenha livros, materiais de estudo e recursos educativos acessíveis. Isso incentiva a exploração independente e o aprendizado autodirigido. Caso não seja possível fazer uma espécie de mini biblioteca em casa, vá até a escola, faça a locação de conteúdos que irão somar àquilo que estão vendo e tal detalhe ampliará os horizontes da criança.
Mas tudo isso deve ser feito com entusiasmo e interesse. Os filhos tendem a modelar o comportamento dos pais, portanto, fazer essa dinâmica sem vontade, não proporcionará o estímulo necessário para este interesse natural.
Por fim, e não menos importante, valorize a curiosidade e a busca por conhecimento. Deixe que faça perguntas e queira conversar sobre temas diversos.
Dados recentes trazidos pela Pirls (Estudo Internacional de Leitura), mostrou que as habilidades de leitura das crianças do Brasil estão entre as piores do mundo. As análises foram feitas com alunos do 4º ano do fundamental de 57 países e revelado em março deste ano.
Vale lembrar que essa é uma corrida em conjunto entre pais, mães e responsáveis e os governos municipais, estaduais e federais. Contudo, dentro de casa, é notável que determinadas situações ajudam nessa vontade pela leitura e pelos estudos.
Em resumo, podemos especificar que os pais podem estimular o interesse dos filhos pelos estudos dentro das próprias casas e antes mesmo de colocá-los numa escola. Dados apontam que tal iniciativa gera maior percentual de sucesso, seja acadêmico, profissional ou pessoal.
Ao criar um ambiente propício ao aprendizado, demonstrar entusiasmo pela educação e adotar estratégias que engajem e motivem os filhos, os pais moldam uma base sólida, mas lembre-se de que cada criança é única, ou seja, enquanto uma pode se identificar em leitura de quadrinhos outra pode se revelar um apaixonado por temas gastronômicos e assim por diante.
Esteja aberto a adaptar suas abordagens e a respeitar as paixões individuais de cada um.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!