Como evitar pensamentos negativos: A maioria das pessoas já se deparou com uma voz em sua cabeça lhes dizendo coisas negativas como “você não é bom o suficiente”, “você está errado”, “você não merece as coisas boas que estão acontecendo com você”. Enfim, por mais normal que essa situação possa ser, há algumas formas de evitar ou ao menos diminuir esses tipos de pensamentos.
Ao surgir o pensamento negativo, não o incentive, respire fundo, tente mudar o foco do pensamento, lembre-se de coisas positivas, tente visualizar cenas positivas em sua cabeça.
Mentalize afirmações positivas, substitua a voz negativa por pensamentos positivos, crie mantras de incentivo, de força. Repita-os de forma a afastar os maus pensamentos.
Se o pensamento ruim é algo recorrente, tente conversar com alguém sobre isso, busque entender as razões desses pensamentos, dessa forma, será mais fácil afastá-lo. Ou seja, procure um amigo, parente ou algum profissional para se abrir.
Por mais difícil que possa ser, aceite e compreenda a existência desses pensamentos negativos como manifestações naturais. Uma vez que essa naturalização do pensamento fará com que você lide com ele da melhor forma possível, não criando medos e barreiras extremas.
Estar sempre alerta, não descansar nunca e se cobrar demais, podem ser grandes incentivadores a ocorrência de maus pensamentos.
Ou seja, permita-se relaxar, descansar, desligue as cobranças e tenha momentos prazerosos, isso poderá facilitar as coisas.
Se você quer ter uma vida leve e tranquila, evite pessoas com a energia pesada, ambientes carregados e com grande tensão.
O ambiente ao seu redor será muitas vezes responsável pelos seus pensamentos e sua saúde mental como um todo. Ou seja, para se sentir bem, por exemplo, evite pessoas que te criticam e te colocam para baixo.
Estar com a saúde em dia é um grande fator que propiciará uma vida tranquila, e por consequência bons pensamentos.
Ora, a negligência com a saúde física e mental pode desencadear diversos problemas como a ansiedade, a depressão, crises de estresse, dentre outros transtornos.
Postergar discussões difíceis, adiar a resolução de problemas, evitar aquele conflito, essas atitudes só te deixaram mais tenso e sobrecarregado, fazendo com que, a ocorrência de maus pensamentos seja cada vez mais recorrente.
Por mais difícil que a situação possa parecer, resolvê-la trará tranquilidade para o seu subconsciente, reduzindo a ocorrência de pensamentos negativos.
Caso a prática dessas atitudes não reduza a ocorrência de maus pensamentos e você perceba que isso está começando a te afetar de outras maneiras, é hora de buscar um profissional.
Não espere até que as consequências se agravem, ao menor sinal de complicação busque ajuda médica!
Não se permita ser sobrecarregado, nem se inclua em situações que nitidamente lhe causarão desconforto. Aprender a estabelecer limites é necessário para que se tenha uma boa saúde mental.
Quando menos situações desconfortáveis você estiver inserido, menos pensamentos negativos você terá, vez que, muitas vezes esses são gerados pelo desconforto, pelo medo e pela insegurança. Se manter na sua zona de conforto, neste caso, pode ser muito bom.
Tenha sempre em mente que pensamentos negativos sempre vão ocorrer, assim como, pensamentos positivos, sonhos, etc. Enfim, estes fazem parte do subconsciente humano, sendo reflexo de nossos medos e anseios.
Desta forma, ter maus pensamentos é algo totalmente normal e recorrente. Todas as pessoas em algum momento já tiveram pensamentos negativos ou ainda vão tê-los.
Quando eles aparecerem não se desespere, utilize as técnicas acima para tentar afastá-los e siga em frente.
Apesar da ocorrência de pensamentos negativos ser algo normal, infelizmente, a falta de controle sobre esses acontecimentos pode levar a casos de depressão, ansiedade, problemas no trabalho e na vida pessoal. Dessa forma, a pessoa passa a acreditar que aqueles medos, aqueles sentimentos são verdadeiros ou vão se concretizar, passando a se sentir mais ansioso, mais cabisbaixo, gerando inseguranças, problemas de insônia, dentre outros.
Em sentido contrário, o estímulo a pensamentos positivos, pode mudar intensamente a vida da pessoa, seja no âmbito pessoal, bem como no trabalho. Ou seja, agindo desta maneira poderá ajudar na saúde psíquica, no desenvolvimento no trabalho e na qualidade de vida.
Pois bem, gostou deste nosso artigo?
Veja mais de nosso conteúdo não somente no que se refere ao seu desenvolvimento pessoal, como também em relação aos seus filhos, profissional, relacionamento íntimo e dicas e hábitos.
E mais, siga o Sucesso & Mudança nas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram!
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!