Criar filhos felizes e bem-sucedidos é uma das tarefas que os pais mais almejam. No entanto, esse tópico não tem a ver apenas sobre fornecer educação e oportunidades, mas também sobre nutrir questões como autoconfiança e diversas outras habilidades que prepararão as crianças para um futuro de realizações (sejam elas profissionais, artísticas, de socialização e etc).
Desta forma, comentaremos um pouco a respeito de estratégias para guiá-lo nessa jornada conjunta com seus filhos e filhas. Parece simples dar uma base que englobe educação com afeto e comunicação até chegar no desenvolvimento de valores e habilidades fundamentais, certo?
Claro que não, mas certamente você conseguirá!
Ressaltamos, antes de qualquer coisa, que não há uma ‘receita’ para que as criações sejam incríveis. Cada casal ou cada responsável o faz da sua maneira, contudo, deve-se iniciar muito antes da entrada da criança na escola.
Os laços familiares e a qualidade da interação entre mães, pais e filhos são a base fundamental para que essa somatória dê certo, ou seja, a comunicação fortalece relacionamentos saudáveis e promove o bem-estar das crianças.
Caio César Martins, que é pai da pequena Mariana, acredita que “tudo se passa pelo exemplo dos pais. Para mim, a Mari é muito do que eu e a Gra, minha esposa, somos, seja pela parte religiosa, pelo respeito e comportamento. Então, nossa filha vai crescendo pelo espelhamento do que ela vê, escuta e sente” e continua “outro pilar é a vivência. Ela precisa experimentar e passar por determinadas situações como alegrias, tristezas e frustrações para poder crescer e se desenvolver”.
Por isso, dedique tempo de qualidade aos pequenos, seja para questões emocionais, para escutar o que eles têm a dizer, para brincar - mesmo que chegue cansado do serviço, tire quinze minutos para essa atividade. Pode não parecer, mas são reforços excepcionais a curto, médio e longo prazo.
Outros dois pontos que não podem faltar para criar filhos felizes e bem-sucedidos são:
Por fim, e não menos importante, saiba que estabelecer limites e regras claras é válido, mas, acima de tudo, tente adotar uma abordagem de disciplina construtiva. Use erros como oportunidades de aprendizado, explicando as consequências de suas ações.
Ao longo da vida, haverão diversos caminhos que seu filho ou sua filha poderão tomar. Não há uma ‘receita de bolo’ para isso, mas é possível tentar inserir em suas mentes os principais valores e habilidades para o sucesso.
Que tal apresentá-los a resiliência? Ensine-os a enfrentar desafios e fracassos. Mostre que é normal cometer erros, mas o importante é aprender e seguir em frente.
Isso trará autoestima e autoconfiança, dois pilares que aproximarão essas pessoas, seja na escola, nas relações de amizade e amorosas ou no trabalho, do sucesso. Faça elogios quando conquistarem algo e, ao mesmo tempo, incentive-os em seus hobbies.
Quer mais detalhes a respeito do tema? Então tente desenvolver a empatia, explicando a importância de compreender e se preocupar com os sentimentos dos outros, de se colocar no lugar de terceiros. Incentive atos de bondade e envolvimento na comunidade. ‘Abra a mente’ desse pequeno ser humano logo cedo, comentando que não há só uma forma de viver ou de se relacionar.
Com essas dicas e atenção a cada detalhe, esse processo terá ganhos diários para que, no futuro, a criança se mostre uma pessoa honesta, organizada e responsável.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!