Afinal, qual a importância de criar um ambiente de estudos apropriado para as crianças? Por que os pais precisam se atentar aos detalhes do ambiente para que os seus filhos consigam estudar e desempenhar bem?
Bom, a primeira e mais importante questão é que: Somos dependentes do ambiente para tudo praticamente. Me diga, você consegue dormir em um ambiente barulhento? Consegue dormir em um ambiente que passa muitas e muitas pessoas ao seu lado? Consegue relaxar em um ambiente totalmente sujo?
Pois é, precisamos de um ambiente adequado para termos uma qualidade de vida melhor e, sem sombra de dúvidas, com as crianças é a mesma coisa. Elas precisam de um ambiente de estudos acolhedor e que estimule a criatividade. Quer saber como? Fique e leia até o final deste artigo.
De fato, cada criança é um mundo. Há crianças que são calmas e outras são mais agitadas. Há crianças que amam artes e adoram desenhar e outras que são ligadas a esportes e até mesmo crianças que não ligam para nada praticamente.
Como pai ou mãe, você precisa identificar quais são as características do seu filho. A partir daí é possível criar o melhor ambiente possível de estudo.
No geral, é de suma importância que seja um ambiente em que não haja muitas distrações. Até nós adultos temos dificuldades em estudar algo tendo distrações como celular, televisão etc. No quarto dos estudos, não é necessário televisão ou algo do tipo. Evitar todo tipo de distração é fundamental.
Bom, além disso, lembra que eu disse que cada criança é um mundo? Pois bem, em breve falarei sobre o uso do computador nesse ambiente. Há crianças que são totalmente visuais e precisam do computador para aprender e outras não.
Irei aprofundar sobre isso daqui a pouco. Se você está gostando do nosso texto, continue a leitura, pois daremos ótimas dicas para você arrumar o quarto para os seus filhos da melhor maneira possível.
De fato, todo quarto, sala, cozinha ou o que for, precisa de cuidados para que tenhamos um conforto e paz ao estar nesses lugares da casa.
Você se sentiria confortável em dormir todos os dias no sofá ou prefere dormir em uma cama com colchão? Naturalmente a cama, certo? Percebe que ela é fundamental para o seu conforto e bem-estar?
Com as crianças é a mesma coisa. Tenha o cuidado de escolher um local com boa iluminação, compre uma cadeira confortável e, novamente, tire o máximo possível de elementos que venham a distrair o seu filho.
Pois bem, essa dica é muito importante para que os seus filhos consigam se concentrar o máximo possível. Investir nos materiais escolares significa não deixar faltar o essencial para que seu filho consiga estudar e realizar as atividades de casa de forma apropriada e rápida.
Como espera que a sua criança faça atividades de artes, sendo que faltam diversos lápis de colorir? Como espera que seu filho escreva a atividade, se falta o lápis de escrever ou até mesmo caneta se ele for um pouco mais velho.
Percebe que os materiais escolares juntamente com o ambiente fazem toda a diferença quando se trata de educação e concentração? Compre todos os materiais que seu filho necessite.
Além disso, separe uma gaveta ou algo do tipo para ele sempre manter o ambiente o mais organizado possível. A organização é muito importante em todos os quesitos. Afinal, ninguém gosta de estar presente em um ambiente totalmente bagunçado, certo?
Pois bem, chegou o momento de falarmos sobre computadores ou celulares. De fato, vivemos no século da tecnologia e todas as pessoas do mundo utilizam da internet para pesquisar e aprender sobre diversas coisas. Com as crianças não seria diferente, certo?
Mas como criar um ambiente em que ela utilize essa tecnologia para estudar e não para se distrair com músicas, vídeos ou jogos?
Como pai ou mãe, é fundamental que você monitore o seu filho com relação ao uso do computador ou celular, porém, há caminhos que são melhores e mais produtivos. Ao invés de proibir a criança de mexer no computador, faça um acordo.
Defina quantas horas por dia ela ficará sentada para estudar e diga que, nesse período, o uso do computador será somente para estudos. Porém, ela terá toda a liberdade para jogar e se divertir após o período de estudos.
Você verá como esse acordo deixará a criança mais feliz e produtiva.
Bom, eu espero que você tenha gostado deste artigo e leia também:
Autoestima infantil.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!