O relacionamento conjugal deve ser alicerçado por dedicação, respeito e uma comunicação efetiva, que vai se estabelecendo ao longo do tempo. A habilidade de se expressar de forma clara e empática é tão fundamental quanto saber ouvir.
Mas não pense que isso é tudo. Nesta reportagem, exploraremos detalhes que poderão levá-los a ter maior harmonia e explicar como todos esses detalhes, em conjunto, gerarão um relacionamento mais saudável e duradouro.
Ficou interessado e deseja moldá-los para seu dia a dia? Então, vem com a gente!
O relacionamento conjugal refere-se à união de duas pessoas em um casamento ou parceria estável. Ou seja, há um compromisso mútuo e uma conexão emocional e afetiva. Essa união é formalizada legalmente em muitos países através do casamento civil ou outras formas reconhecidas por lei.
No relacionamento conjugal, os parceiros compartilham suas vidas, emoções, sonhos e etc., além de dividir experiências, tomadas de decisão e construir um lar e uma família, caso desejem.
Contudo, como dissemos acima, dependendo da cultura isso pode variar. Em muitos casos, ele é visto como uma parceria de longo prazo, onde existe apoio, igualdade e enfrentamento dos desafios do cotidiano para alcançarem objetivos comuns - o que é impensável em outros países. Além disso, as leis e normas sociais também podem variar amplamente.
A gente vem pontuando nos demais textos que trouxemos aqui e que falam sobre esse tipo de conteúdo, que a comunicação é a base para o entendimento mútuo entre os parceiros (e isso serve para questões familiares, de amizade e, claro, do relacionamento conjugal).
Pense comigo: será que aquele desentendimento não foi causado por falta de diálogo? Quando as palavras não são escolhidas com cuidado ou quando os sentimentos são ignorados, os ressentimentos podem se acumular e minar a harmonia entre o casal.
Já ouvi especialistas dizendo que: quem fala determinadas coisas, acaba esquecendo em questão de minutos. Mas quem escuta, pode guardar aquelas palavras por muito tempo.
Ambos precisam estar confortáveis para expressar suas emoções, preocupações e necessidades. Por isso, ouvir atentamente o que o outro tem a dizer, sem interromper ou julgar, é fundamental para criar um ambiente de confiança. Deixe os celulares de lado e foque apenas naquele tema que está sendo tratado.
A empatia é outro elemento crucial na comunicação conjugal. Colocar-se no lugar do parceiro e tentar entender seus pontos de vista, mesmo que diferentes dos próprios, fará com que haja menos mal-entendidos e desentendimentos desnecessários.
Com isso, ambos irão criar laços mais fortes, mostrando que se preocupam genuinamente com o bem-estar emocional um do outro. E mesmo que isso venha se perdendo ao longo dos anos, que tal trazê-lo para dentro de sua casa?
Fortalecendo a comunicação e cultivando a boa relação por longos anos
Talvez você tenha lido essas palavras ditas acima mas se perguntado: como eu faço para fortalecer a comunicação conjugal? Coloque em sua mente que isso requer prática e dedicação.
Mas vamos te dar um ‘passo a passo’ (que não é definitivo, pois cada pessoa é única e age de formas distintas). Aprimorem-se, tentando:
Em meio à correria do dia a dia, é fácil deixar aquela importante conversa para depois ou negligenciar o tempo ao lado da pessoa amada. Portanto, que tal estabelecer horários para fazê-lo?
Exponha o que ocorreu no seu dia e os acontecimentos mais interessantes, quais foram as preocupações e as conquistas e etc. Essa naturalidade renderá bons frutos a curto e médio prazo, pois cria-se um espaço seguro.
Às vezes é mais importante ouvir do que falar. Com isso, se você sente que a pessoa que está ao seu lado precisa desabafar ou dizer algo naquele instante, sente-se com ela, faça contato visual constante, acene (para que ela saiba que há alguém interessado) e, de novo, evite distrações.
A chamada ‘escuta ativa’ não só mostra respeito como também permite uma compreensão mais profunda do que o outro está transmitindo.
Evite linguagem ofensiva ou mesmo críticas destrutivas e sarcasmo. É bem verdade que pode querer inserir uma piada para ‘quebrar um pouco o clima’, mas ela não será bem quista pelo outro, que precisa, apenas, de apoio.
Então, seja respeitoso em cada palavra, expressando seus sentimentos, sem atacar o parceiro. A maneira como as mensagens são entregues vai fazer toda a diferença.
Essa é uma extensão do item anterior. Pense que os conflitos são inevitáveis em qualquer relacionamento, porém, ao enfrentá-los, mantenha o foco no problema e não na pessoa.
Se seu parceiro está mais estressado, procure entender os fatores daquele episódio e não jogue a culpa um no outro.
Agora que entendeu mais e melhor sobre a importância da Comunicação no Relacionamento conjugal, encontre o caminho para que o dia a dia, ao lado do amado ou da amada, seja repleto de positividade.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!