Já se perguntou: ‘como lidar com os problemas financeiros no casamento’? Eles são uma das principais causas de estresse, desentendimentos e, em último caso, até separações. No entanto, enfrentá-los com diálogo aberto e estratégias pode fortalecer essa família a curto, médio e longo prazo.
Anúncios
Foi pensando nisso que resolvemos mostrar uma lista de possíveis erros que farão chegar nesse endividamento e o caminho ideal para driblá-lo.
Anúncios
Então, se ficou interessado sobre o tema, continue com a gente!
Diálogo e Transparência para lidar com os problemas financeiros no casamento
Uma gestão financeira conjunta com diálogo e transparência garantirá pontos positivos para essa união, como maior estabilidade e harmonia. Já sentaram e conversaram sobre as prioridades e preocupações um do outro em relação às finanças?
Anúncios
Se a resposta foi ‘não’, ainda há tempo de fazê-lo. Tudo porque, esse caminho é crucial para evitar mal-entendidos. Contudo, antes de darmos a solução, iremos listar as principais causas do descontrole e endividamento.
Principais causas do endividamento
Além da já citada falta de comunicação financeira, outro indício de que algo vai mal é quando há gastos excessivos e descontrolados, ou seja, você ou a pessoa que passa os dias ao seu lado, gasta mais do que ganha.
Isso pode ser visto, por exemplo, no uso imprudente do crédito, que conta com altas taxas de juros, caso a fatura não seja paga corretamente. Em contrapartida, a vida pode lhe ‘pregar peças’ e, em momentos de crise econômica, deve-se ter uma reserva de emergência se houver perda de emprego ou ainda problemas de saúde, com compras de remédios caros ou tratamentos acima do que fatura por mês.
Passo a passo para ficarem ‘no azul’
Crie um orçamento familiar, pois, desta forma, irão elaborar em conjunto todos os gastos, levando em consideração todas as despesas mensais e as metas financeiras a curto e longo prazo;
Liste as responsabilidades com clareza: Distribua as responsabilidades entre voc}es, ou seja, enquanto um paga as contas o outro cuida dos investimentos;
Se comprar algo, fale… a transparência é a alma do negócio quando o assunto é fugir do endividamento;
Respeite as diferenças: Reconheça que cada pessoa possui diferentes comportamentos em relação ao dinheiro. Se você é gasta mais e seu parceiro ou parceira é mais contido, que tal balancear esse ponto?
Continua com problemas financeiros? Há mais detalhes que podem ajudá-los
Pontuar que é necessário identificar as causas dos problemas financeiros, é algo óbvio, correto? Mas saiba que muitos não seguem este ponto primário. Desta forma, analisem juntos as causas: alguém está desempregado? Há gastos excessivos com materiais ou alimentos supérfluos? Saem em demasia ao longo da semana?
Sabendo disso, faça uma revisão das despesas e onde é possível cortar ou reduzir esse montante. Priorizem as necessidades e façam cortes temporários, até que a situação financeira se estabilize. Por exemplo: é necessário assinar 5 streamings? E se cancelar 3, já seria uma economia e tanto por mês, não é mesmo?
Além disso, num mundo tão conectado, é relativamente fácil conseguir renda extra. Pense: “o que faço bem?”, considere alternativas que vão de trabalhos temporários, passando por freelancers até investimentos. Em comum, dá para estabelecer uma reserva para lidar com imprevistos, como despesas médicas ou reparos na casa e no carro.
Por fim, mas não menos importante, se a situação financeira estiver difícil de gerenciar, considere contratar um consultor financeiro. Esses profissionais podem fornecer orientações personalizadas para a realidade do casal.
O que tiramos de conclusão disso tudo?
Num âmbito geral, compreendemos que lidar com problemas financeiros no casamento pode ser desafiador, mas é uma oportunidade para o casal fortalecer sua união e encontrar soluções conjuntas.
Certamente, vocês não são os primeiros e nem serão os últimos com essa dificuldade. O diálogo aberto, a transparência e o trabalho em equipe são fundamentais para que virem essa página o quanto antes.
Tenham paciência, compreensão e estratégias eficazes, sempre baseando-se na confiança mútua e na busca por um futuro financeiramente próspero e harmonioso. Se nada disso der certo, vá até um profissional com experiência e um currículo interessante, pois, desta forma, tudo aquilo que estava confuso e, aparentemente, perdido, voltará ‘aos trilhos’.
Agora nos conte como você lida com os problemas financeiros, principalmente em um período de instabilidade econômica?
Gostou do nosso conteúdo? Quer mais dicas para um bom convívio a dois? Veja aqui.
Márcio “Monarca” como é conhecido no meio, é um grande entusiasta e incentivador do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Conta com diversos anos de estudo e na difusão de conteúdos da área com o intuito de ajudar as pessoas. E, agora, propõe este projeto on-line com o objetivo de levar ao maior número de pessoas, conteúdo de qualidade e de forma gratuita.