O seu relacionamento está passando por uma fase delicada? Como saber se o amor acabou ou se tudo não é só uma fase?
Anúncios
Algumas características podem apontar o que existe ainda entre o casal, sendo importante analisar a situação com bastante calma e responsabilidade.
Anúncios
Nossa cultura muito nos permite acreditar em amores eternos, no entanto, na prática, esse sentimento pode acabar aos poucos.
Muitos relacionamentos passam por altos e baixos, mas alguns sinais podem indicar que aquela vida a dois pode ter um fim. Isso pode acontecer quando:
– Há falta de interesse em passar um tempo juntos;
Anúncios
– Falta de intimidade física;
– Comunicação e compartilhamento de ideias comprometidos;
– Ausência de comprometimento para tentar melhorar o relacionamento;
– Consegue-se mais tempo para se dedicar aos projetos pessoais;
– Toma-se decisões sem consultar seu cônjuge;
– Volta-se mais para os amigos;
– Não existem mais agrados;
– Não há mágoa, rancor, ciúmes.
O que fazer?
Nessas situações, será que é melhor terminar o namoro, se divorciar? Antes de tudo, respeite a história do relacionamento e seja sincero com seus sentimentos.
Nunca viva uma negação, como se estivesse tudo bem, pois é preciso tomar alguma atitude e sair da zona de conforto. É muito difícil se desfazer da rotina, por isso, busque ajuda profissional, como terapia individual ou de casal.
Se a relação realmente tiver um fim, confie no tempo. Ele vai permitir que você acalme as suas emoções e aprenda com a situação. Não duvide que, no fim, tudo se resolverá.
O autoconhecimento também é valioso. Se você quer ter força e coragem para enfrentar a situação, se amar e dar a volta por cima, então, invista no desenvolvimento da sua inteligência emocional.
Por outro lado, você pode sentir que ainda existe amor, e um tempo, talvez, seja necessário. Não se separe por um período indeterminado, porque esse sentimento pode estar adormecido.
Além disso, diferentes fases podem significar que esse sentimento não se esgotou. Por isso, é preciso conhecer nosso parceiro primeiro, saber como ele realmente é, para que não haja um término precoce.
Quando o amor acaba no casamento
É muito importante tentar identificar se há somente um desgaste do relacionamento ou se, realmente, não existe mais amor. Se não há mais sentimento entre o casal, enfrente a situação e compreenda que nem tudo é para sempre.
Porém, se ainda existe um sentimento e vocês apostam que ainda vale lutar pelo relacionamento, então, tentem reviver memórias prazerosas do início do relacionamento.
Seja paciente e persistente, sem medir esforços para salvar a sua relação. Deixe também o egoísmo de lado e tenha empatia. Dar os primeiros passos, sem ficar esperando uma atitude do outro, conta muito.
Saiba ceder, para que não haja conflitos desnecessário. Também perdoe erros do passado, para seguir com um relacionamento saudável e feliz.
O amor pode acabar por outros motivos
Manter uma relação não é fácil, mas existem outros fatores que podem colaborar muito para o seu fim:
Mentiras –mentir leva à desconfiança e esse sentimento enfraquece os relacionamentos.
Traição – ela pode acabar com um casamento de muitos anos, pois aniquila a confiança que um tem pelo outro.
Falta de atenção – a ausência de dedicaçãoe atenção colabora para o fim de qualquer relacionamento e ele esfria, aos poucos.
Reclamações constantes – imagine você ter ao seu lado uma pessoa que reclama de tudo, o tempo todo. Ficar reclamando é muito desgastante, sendo essa uma das grandes causas de separação.
Ciúme excessivo –desconfiança e ciúmes sem motivo são muito ruins. Muitas vezes, esse sentimento sufoca e pode acabar de vez com a relação.
Falta de carinho – quando não há mais carícias, beijos, mão dadas, abraços, etc, então, esse amor esfriou. Pode não ser o fim, por isso, é importante analisar se não há mais sentimento ou se isso é só uma fase.
Ausência de trocas – vocês parecem mais duas pessoas que moram na mesma casa. Quando chegam do trabalho, costumam conversar sobre o básico, somente. Esse pode ser um sinal de que não há mais amor.
Discussão – sempre existe um motivo, por mais bobo que pareça, para começar uma discussão. Quando existem muitos obstáculos na comunicação, é fundamental procurar por ajuda.
Crise financeira – alguns casais conseguem, realmente, segurar a barra. No entanto, a dificuldade para pagar as contas, ou de colocar comida na mesa, pode ser uma faísca que colabora muito para um término.
Conclusão
O primeiro passo é não tirar conclusões precipitadas. Se você ainda não está convicto que o amor acabou, reflita sobre os seus sentimentos e o relacionamento como um todo.
Além do mais, é natural os relacionamentos passarem por altos e baixos. Por isto é importante tomar uma posição consciente.
Se a conclusão for que o amor realmente acabou, ambos os parceiros devem ter uma conversa sincera e decidir em conjunto o que é melhor para cada um. Neste ponto, somente os envolvidos é que devem saber o que fazer em seu devido tempo, não cabendo aqui uma conclusão ampla e genérica.
Márcio “Monarca” como é conhecido no meio, é um grande entusiasta e incentivador do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Conta com diversos anos de estudo e na difusão de conteúdos da área com o intuito de ajudar as pessoas. E, agora, propõe este projeto on-line com o objetivo de levar ao maior número de pessoas, conteúdo de qualidade e de forma gratuita.