De fato, controlar o ciúmes não é uma tarefa nada fácil. Pelo contrário, requer muita inteligência emocional e até mesmo frieza e paciência para agir da melhor maneira possível em determinadas situações.
Anúncios
Se você é uma pessoa muito ciumenta e deseja as melhores formas de como controlar esse sentimento, então chegou ao lugar certo. Pois hoje daremos todas as dicas necessárias para você conseguir lidar melhor com o ciúmes.
Anúncios
Lembrando que são dicas para ter um controle emocional maior, porém caso o seu ciúmes esteja em um nível desequilibrado, recomendamos que você procure ajuda psiquiatra para lidar melhor com isso. Dito isso, confira as nossas dicas e leia até o final.
Controlar o ciúmes: uma missão impossível?
Afinal, é realmente possível controlar o ciúmes? Já te adianto que sim, é possível controlar, porém não ter mais ciúmes não é possível. A menos que você não ame ou se importe mais com o seu parceiro ou parceira.
De qualquer forma, sabemos que o excesso de ciúmes é prejudicial para o bem-estar do seu relacionamento e, por isso, é fundamental aprender a controlar esse sentimento. Quando sentimos muito ciúmes de alguém, nos tornamos refém dessa pessoa e, ao mesmo tempo, viramos o “vilão” do relacionamento.
Anúncios
Ninguém gosta de uma pessoa excessivamente ciumenta e possessiva. Se esse for o seu caso, o autocontrole é muito importante e hoje daremos dicas de como controlar melhor isso.
Chega de enrolação, confira as nossas dicas/ formas de controlar o ciúmes.
1. Converse sobre isso
De fato, a nossa primeira dica para você controlar melhor esse sentimento e melhorar o seu relacionamento é, de início, ter uma conversa com o seu parceiro(a). E por que disso? Bom, é preciso que a outra pessoa esteja ciente do que você está sentindo e como você deseja resolver isso.
O ciúmes pode ser causado por diversos gatilhos. Ver mensagens no celular do seu parceiro com outra pessoa, perceber um olhar malicioso de alguém próximo e por aí vai. Sua missão é identificar quais são os gatilhos que ativam o seu ciúmes e conversar sobre isso.
Se você sabe que um dos gatilhos são as curtidas de fotos nas redes sociais, converse e explique como isso afeta a sua autoestima e que gera um ciúmes em excesso.
Muitas vezes o seu parceiro(a) não sabe o que te deixa ou não em um estado de alteração. Então, por isso é fundamental uma boa conversa e reflexão para observar quais são os gatilhos e como vocês dois podem evitar esses sentimentos.
2. Melhore a sua autoestima
De fato, é preciso que você trabalhe e muito a sua autoestima. Uma autoestima baixa pode fazer qualquer pessoa parecer “ameaçadora” e, com isso, vamos criando paranoias e muito ciúmes com qualquer tipo de envolvimento suspeito.
Compreende que se a sua autoestima estiver alta, você perceberá o mundo de uma forma completamente diferente? Afinal, quem tem uma boa autoestima sabe o seu valor e sabe que o seu parceiro(a) dificilmente o trocaria por qualquer outra pessoa.
Ok, é importante ter uma autoestima melhor, mas como? Bom, você pode investir de 30 minutos a 1 hora diária para fazer esportes ou musculação. Pode desenvolver hábitos que vão transformar a sua vida e por aí vai.
O importante é você desenvolver ações que você julga necessárias para conseguir ter uma autoestima restaurada.
3. Foque no seu relacionamento
Por fim, a forma de você controlar o seu ciúmes é, justamente, focando no seu relacionamento. Como assim? Bom, é necessário que você pare de olhar tanto terceiros e foque somente em sua relação.
Isso, de certo modo, afastará os pensamentos negativos seus, ou seja, afastará os gatilhos que prejudicam o relacionamento e, por outro lado, fortalecerá ainda mais a relação de vocês dois.
Quanto mais você focar somente nos pensamentos negativos de ciúmes, traição e suspeita, mais você terá que lutar para tentar conter esses sentimentos. O melhor caminho é a confiança e o respeito.
Como dissemos acima, primeiro converse sobre isso e busque alternativas para não ficar enciumado. Após isso, foque um pouco somente em si própria e na sua autoestima e, por fim, foque nos pontos positivos do seu relacionamento. Fazendo isso será o suficiente para as coisas andarem bem novamente.
Caso você siga essas dicas e não perceba nenhum processo em relação ao seus ciúmes, não tenha vergonha e busque ajuda médica para lidar com isso. Um profissional pode ajudar a entender de onde vem esses ciúmes excessos e como controlá-lo da melhor maneira possível.
Espero que você tenha gostado e até a próxima leitura.
Márcio “Monarca” como é conhecido no meio, é um grande entusiasta e incentivador do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Conta com diversos anos de estudo e na difusão de conteúdos da área com o intuito de ajudar as pessoas. E, agora, propõe este projeto on-line com o objetivo de levar ao maior número de pessoas, conteúdo de qualidade e de forma gratuita.