Como construir um relacionamento conjugal forte e saudável

Muitos casais conseguem ter uma relação mais forte, porque maturidade, respeito, humildade e outras características falam mais alto no relacionamento. Claro que, além de tudo isso, se esforçar e abrir mão de algumas coisas também é importante.

Anúncios



 Tempo, paciência e disponibilidade. Esses podem ser alguns dos ingredientes para construir um relacionamento forte e saudável. Além disso, é preciso entender o ponto de vista do outro e se dedicar, sendo a recompensa disso tudo dividir a vida com quem você ama.

Anúncios



  Todo mundo quer uma relação forte e saudável, mas o que realmente define isso? Após o casamento, muitos casais enfrentam dificuldades, os sonhos da vida perfeita são substituídos pela rotina, pelos excessos de preocupações, profissionais, financeiras, etc.

Como construir um relacionamento conjugal forte e saudável
Como construir um relacionamento conjugal forte e saudável

  Então, quando a relação fica difícil e não flui como deveria, é hora de parar e pensar um pouco no rumo de seu casamento ou namoro. Para sair daquela fantasia do mundo a dois e enfrentar a realidade, o casal irá precisar ter muita maturidade. Todo mundo passa por dificuldades, a diferença está em como elas serão enfrentadas.

Como ter um relacionamento duradouro

  Compreensão, empatia, respeito, paciência, entre outros ingredientes, são a base de qualquer relacionamento duradouro. Além disso, balancear os seus desejos com os do outro, respeitando a individualidade, é a chave. Veja algumas dicas, a seguir:

Anúncios



DiálogoSer um bom comunicador é importante para o convívio e para outras áreas da vida. Ela é necessária para expor vontades, sentimentos, mudanças de planos, etc. Alguns conflitos podem surgir por algo que um não diz e, para decifrar o real motivo da irritação, é preciso conversar.

Faça acordos – Às vezes, temos que ceder ou nos dispor a fazer algo que não queremos. Quando um quer uma coisa que o outro não quer, negocie. Se a questão tiver um peso maior, então, será preciso ter paciência, estabelecer um diálogo e saber escutar.

Casal se abraçando.

Não durma com raiva – Procure resolver a situação, para que ela não se estenda. Deixar passar pequenas ou grandes questões é permitir que elas se tornem grandes bolas de neve.

ApoioDemonstre interesse e ofereça apoio, mesmo que não entenda muito bem os objetivos do outro ou precise adiar alguns afazeres.

Confiança – Ter ciúmes, às vezes, é normal, mas, em excesso, ele pode minar a relação. Então, se você é uma pessoa ciumenta, se pergunte de onde vem essa necessidade de monitorar o outro.

Respeite as diferenças – Às vezes, as expectativas com relação ao outro podem ser muito altas, pois imaginamos que o nosso par é perfeito. Então, respeite as diferenças de opinião, profissionais, de estilo de vida, etc.

Passe um tempo para se divertirem juntos – Boas memórias, além de fazer coisas divertidas juntos, reforçam os laços do casal. Procure cursos e novas experiências para serem realizadas juntos.

Compartilhe – Divida as responsabilidades e compartilhe os seus interesses. Isso pode envolver desde o pagamento das contas, até o cuidado com os filhos, ou a participação de interesses em comum de lazer.

Doe – Doar não significa ceder tudo ao outro, pois a doação pode resultar em oferecer algo, presentear inesperadamente o seu parceiro ou fazer uma surpresa.

Tolere – A falta de compreensão leva o casal ao estresse e a outros problemas. Por isso, um relacionamento saudável deve ter a reciprocidade como elemento, pois o comportamento afeta diretamente a vida a dois.

Autocrítica – Criticar o outro, sem olhar para si mesmo, causa desgaste no relacionamento. Ou seja, a falta de humildade e a arrogância só causarão brigas desnecessárias.

Discussões – Dialogue, fale com calma e não eleve o tom de voz. Não grite, se você quer ser ouvido, e melhore os seus argumentos. Permita também que o outro tenha a palavra final e, quando os ânimos estiverem menos exaltados, a conversa poderá ser retomada.

Admita os seus erros – Deixe o seu orgulho um pouco de lado e admita que errou. Uma atitude honesta incentiva o outro a ter a mesma postura.

Anúncios



Márcio M.

Márcio “Monarca” como é conhecido no meio, é um grande entusiasta e incentivador do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Conta com diversos anos de estudo e na difusão de conteúdos da área com o intuito de ajudar as pessoas. E, agora, propõe este projeto on-line com o objetivo de levar ao maior número de pessoas, conteúdo de qualidade e de forma gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *