5 Dicas para melhorar o relacionamento

A convivência entre seres humanos que estão juntos não sobrevive sem amor, respeito, compreensão e compromisso. Por isso, este texto trará 5 dicas para melhorar o seu relacionamento”.

Anúncios



É correto dizer que, mesmo aqueles que são duradouros e vistos por pessoas de fora como ‘inquebráveis’, podem enfrentar desafios ao longo do tempo.

Anúncios



Tais episódios são comuns de acontecer e todos nós estamos propensos a passar por isso.

Dicas para melhor o relacionamento

Em pesquisa feita IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e divulgada em fevereiro deste ano, constatou-se que o país teve:

  • um novo recorde de divórcios, sendo de 386,8, 16,8% a mais que no ano anterior;
  • o Norte e o Nordeste foram as regiões com maiores variações (25,5% e 16,3%, respectivamente);
  • em média, os homens se divorciam mais quando atingem 43,6 anos e as mulheres com 40,6;
  • com 54,2%, percebe-se que a mulher é a responsável pela guarda dos filhos na maioria das vezes.

Mas como driblar essas adversidades? Lembramos o que disse Rayane R. Martuchi, Psicóloga (CRP 06/159957) e mestranda em Psicologia Social pela UERJ, no texto sobre “Conflitos no Casamento”, que pode ser lido neste link: “[um relacionamento], seja casamento ou não, envolve, no mínimo, duas pessoas (estejamos atentas que também há outras configurações familiares cada vez mais exploradas!), logo, o trabalho não deve ser apenas de uma delas“.

Anúncios



Felizmente, existem estratégias eficazes que podem ajudar a melhorar e fortalecer esses laços. Foi pensando nisso que resolvemos apresentar esta lista, onde conta-se, além de outros detalhes, com comunicação eficaz e a máxima de ‘se colocar no lugar do outro’. Ficou curioso? Então siga com a gente!

5 dicas para melhorar o seu relacionamento

1. Tenha comunicação aberta e empática com a pessoa que está ao seu lado

A comunicação é a base para qualquer parceria saudável. No entanto, precisamos compreender que existem formas de fazê-la, pois isso pode influenciar significativamente o dia a dia.

Por isso, esteja 100% atento no bate papo e dê atenção ao que está sendo dito, sem interromper (mostrar interesse pela perspectiva do outro é essencial). Ao mesmo tempo, tente se colocar no lugar do outro, pois isso gerará sentimentos mais fortes e perspectivas sábias.

E ainda devemos deixar de lado questões como culpar ou criticar o outro. Em uma conversa, é bom escolher os termos que for usar. Como por exemplo usar o “eu sinto” e não “você sempre“. Verá que é algo sutil, mas primordial.

2. Tempo de Qualidade

A vida agitada muitas vezes nos mantém ocupados, deixando pouco tempo para a qualidade da relação. Por isso, quando estiverem juntos, desligue os celulares, a televisão, o notebook e etc., e concentre-se totalmente naqueles minutos.

E que tal planejar encontros ou atividades especiais? Explorar novos lugares ou interesses pode reacender aquela chama que achavam que não mais existia.

3. Respeito e Valorização

Já dissemos no início do texto, mas não custa repetir: o respeito mútuo é a base de qualquer relacionamento saudável. Por isso, que tal reconhecer os esforços e contribuições da pessoa amada? Gestos de gratidão (por menores que sejam) fortalecem a conexão emocional.

E lembre-se: cada indivíduo é único! Aceite e respeite as diferenças, permitindo que cada um seja autêntico. Tentar moldar ou modificar o outro é sinal de que algo está errado com você.

4. Compartilhe responsabilidades

Dividir as responsabilidades cotidianas ajuda a construir um relacionamento equilibrado e colaborativo. Cozinhem, limpem ou cuidem das crianças, passem pano na casa, vão ao mercado juntos. Isso mostra cooperação e alivia o estresse.

E não para por aí, já que é imprescindível que falem sobre as expectativas e necessidades. Isso evita mal-entendidos e promove um ambiente de apoio que pode ser levado para todos os âmbitos de sua vida.

5. Ambos devem ter espaço para o crescimento individual

Um relacionamento saudável permite que cresçam individualmente. Então, apoie as ambições e metas pessoais do outro. Além disso, mantenha hobbies, interesses e amizades pessoais, pois também é na autenticidade e no equilíbrio que se faz um casal duradouro.

Dito isso, entenda que embora tenhamos desafios, pois estamos diante de duas mentes que, vez ou outra, pensarão diferentes, as estratégias frisadas acima podem ajudar a melhorar não só a comunicação, mas também a conexão emocional e a felicidade compartilhada (para vocês e seus filhos, caso tenham). 

Ao aplicar essas dicas, você e seu parceiro ou parceira fortalecerão os laços, enfrentarão os desafios com mais confiança e desfrutarão de algo saudável e gratificante. Lembrando-se de que pequenos gestos podem ter um impacto significativo a curto, médio e longo prazo.

Anúncios



Márcio M.

Márcio “Monarca” como é conhecido no meio, é um grande entusiasta e incentivador do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Conta com diversos anos de estudo e na difusão de conteúdos da área com o intuito de ajudar as pessoas. E, agora, propõe este projeto on-line com o objetivo de levar ao maior número de pessoas, conteúdo de qualidade e de forma gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *