Como ser um profissional desejado no mercado de trabalho?

Afinal, você sabe quais são as habilidades que tornam uma pessoa simples em um profissional desejado no mercado de trabalho? Algumas, embora simples, podem trazer um resultado extraordinário para a sua carreira.

Anúncios



De fato, sabemos que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Afinal, são muitas e muitas pessoas capacitadas e poucas vagas de emprego. Hoje, infelizmente, a graduação não é mais o suficiente. Você precisa de outras habilidades.

Anúncios



E é justamente sobre essas habilidades que iremos falar nesse texto sobre como ser um profissional desejado no mercado de trabalho.

Imagem Canva

Um profissional desejado no mercado de trabalho?

No mercado de trabalho, ou melhor, nas empresas, existem dois tipos de empregados:

  • Proativo: pessoas que buscam resolver os problemas, buscam soluções inteligentes etc.
  • Relaxados: pessoas que fazem somente o básico para se manterem no trabalho atual.

Em qual grupo você acha que é mais valorizado pelo mercado de trabalho/empresas? Sim, o grupo de pessoas proativas.

Anúncios



Mas a proatividade não é a única característica que os tornam desejados. Existem práticas que podemos aplicar no dia a dia e que nos ajudam a ser mais reconhecidos pelos nossos chefes.

Veja agora as 5 práticas que você precisa fazer para ser um profissional desejado e disputado entre as empresas.

1. Proatividade

Pois bem, como citado acima, a proatividade é uma habilidade muito valorizada pelas empresas e que tornam um funcionário uma pessoa especial. Ser proativo é assumir as responsabilidades da empresa.

É tomar atitude para resolver problemas. É sair da zona de conforto e buscar o melhor para o seu desenvolvimento profissional e, claro, buscar melhorias na empresa.

De fato, seja uma pessoa com mais energia para buscar trazer soluções e você verá como será mais valorizado no seu emprego.

2. Estudos

Será que basta fazer a graduação na faculdade e chega de estudar pelo restante de nossas vidas? Não! Atualmente as informações voam e quem não se manter informado será deixado para trás.

De fato, não há muito o que fazer, você precisa criar hábitos de estudos e atualizações. Isso, além de rechear o seu currículo, fará com que as empresas vejam você com bons olhos.

Uma dica especial é: ao invés de focar somente na sua área de especialização, aprenda novas habilidades de outras áreas. Isso tornará você um profissional mais generalista, porém com capacidades de solucionar muito mais problemas internos e externos.

Afinal, você é um profissional capacitado e com conhecimento das principais técnicas/ conhecimentos dos dias atuais.

3. Comunicação

De fato, se você quer ser desejado no mercado de trabalho, você precisa aprender a se comunicar e expressar da melhor maneira possível. A falta de comunicação pode atrasar e muito a sua carreira e valorização. Afinal, um funcionário que não sabe se comunicar corretamente, passa a impressão de ser uma pessoa desqualificada.

Pois bem, no ambiente corporativo, evite falar gírias, palavrões etc. Busque utilizar palavras lindas e elegantes. Porém, não cometa o erro de achar que palavras bonitas não podem ser entendidas… Busque a beleza em simplificar e fazer as pessoas te ouvirem. Frases simples e técnicas fazem toda a diferença no ambiente corporativo.

Certamente você precisa desenvolver bem a comunicação para conseguir ser uma pessoa destacada em diversas áreas de sua vida. Quer seja músico, ator ou qualquer coisa que for. A comunicação é fundamental.

4. Liderança

De fato, a liderança é uma das práticas/ habilidades que mais é valorizada no mercado de trabalho. O líder é uma pessoa que consegue ajudar e manter a equipe feliz e unida.

Por fim, não se esqueça, você precisa buscar ler livros sobre liderança, vídeos e palestras. Descobrir quais são os principais hábitos que um líder tem que ter para trazer resultados positivos e praticar diariamente. Isso tornará você um profissional muito mais desejado e produtivo para com a equipe.

5. Faltas desnecessárias

Para você ser reconhecido pela empresa em que trabalha ou até mesmo por outras empresas, o número de atrasos/ faltas influenciam demais.

Se você é do tipo que arruma diversas desculpas para faltar no serviço, saiba que os seus superiores, provavelmente, vão taxá-lo como um funcionário turista e você não deseja isso, certo? 

Certamente evite ter faltas e atrasos desnecessários e busque ser um funcionário mais responsável. Isso será valorizado pelo seu chefe e você receberá cargos de confiança com mais facilidade.

Por fim, eu espero que esse artigo tenha te ajudado a ser um profissional mais desejado e leia também:

Como aumentar a produtividade no trabalho.

Anúncios



Márcio M.

Márcio “Monarca” como é conhecido no meio, é um grande entusiasta e incentivador do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Conta com diversos anos de estudo e na difusão de conteúdos da área com o intuito de ajudar as pessoas. E, agora, propõe este projeto on-line com o objetivo de levar ao maior número de pessoas, conteúdo de qualidade e de forma gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *