Você tem medo de falar em público?

Se você está buscando por um texto rápido e prático de dicas para perder o medo de falar em público, então chegou ao lugar certo. Hoje falaremos de tudo o que você precisa saber sobre esse tema.

Anúncios



Antes de qualquer coisa, quero que saiba que é normal as pessoas terem medo de falar em público. Esse medo, frio na barriga e até mesmo suor nas mãos é muito comum. Porém, mesmo sendo comum, é preciso aprender a perder esse medo.

Anúncios



E pensando nisso, resolvemos escrever as melhores técnicas para que você consiga lidar melhor falando com pessoas em público. Quer seja um grupo pequeno ou grande, as dicas servem para qualquer situação de fala em público.

Crédito: Banco de imagens CANVA

Medo de falar em público: o que você precisa saber

De fato, falar em público é um medo comum, isso já foi dito acima, porém você precisa entender que não há nada para temer. Muitas pessoas congelam, pois só pensam nos eventuais brancos ou erros e as possíveis humilhações, porém, pensar assim é um caminho que não devemos trilhar.

O que nós pensamos, acaba gerando uma carga muito grande em nossas vidas. O próprio Marcelo Verdinatto já disse:

Anúncios



“Aquilo que você foca, expande! Aquilo que você deseja se realiza.”

Entendeu onde quero chegar? A primeiro e talvez mais importante dica para dominar esse medo de falar em público deve ser trabalhando a sua mentalidade. Você precisa se imaginar rotineiramente falando em público e falando muito bem. Você precisa criar uma mentalidade positiva.

Bom, esse é o primeiro passo. Confira agora algumas dicas para afastar esse receio e, além disso, aperfeiçoar a sua dicção e sua oratória. Afinal, de nada adianta pensar positivo e não estar preparado.

1. É uma apresentação? Pratique 

Certamente essa dica incrível para você que precisa fazer uma apresentação e ainda não está muito confiante. Seja uma apresentação escolar, uma reunião profissional ou algum discurso, o mais importante é: Pratique aquilo que você irá falar ou discursar. 

Parece simples essa dica, né? Mas ela realmente é e muitas pessoas não fazem. Praticar não é ter escrito no seu celular o que irá falar e ler apenas momentos antes da apresentação.

Não, não. Praticar é se dedicar, pelo menos, um período diário para você falar em voz alta sobre o tema que irá apresentar. Não precisa, de início, ter a presença de outras pessoas. Tranque a porta do seu quarto e fique falando sozinho. Também é  conveniente praticar em frente ao espelho.

De fato, quando sentir confiança no conteúdo, apresenta para alguém em que você confia. É a sua mãe? Peça um momento do dia dela e faça a sua apresentação. Com o passar do tempo você se sentirá muito mais confiante para falar em público.

2. Linguagem corporal é fundamental 

Mentalizar, preparar e depois? Cuidar da sua linguagem corporal! Por que é importante isso? Bom, a linguagem corporal precisa andar junto com a comunicação e é por isso que, muitas vezes, não conseguimos bons resultados falando em público.

Ter uma boa postura e transmitir uma imagem mais confiante é a chave para uma boa oratória. E como fazer isso? Você pode começar de modo rápido e simples:

  • Mantenha as suas costas retas 
  • Tenha um tom de voz com confiança
  • Use roupas adequadas 
  • Pratique exercícios.

Essas dicas simples farão com que, sem mesmo dizer uma palavra, encante o público somente pela sua postura corporal e aparência. A mensagem e o tom de voz é muito importante para passar uma mensagem convicta para as pessoas que estão te vendo.

3. Entenda o seu medo

Por fim, se você leu até aqui e ainda não está confiante, então teremos que focar no seu medo. Por que você tem este medo de falar na frente de um público? Quais consequências você acredita que sofrerá se falar algo equivocado em público? De onde veio o seu receio?

São perguntas assim que faz com que tenhamos mais capacidade e entendimento para enfrentar esse problema. 

De fato, já te adianto algo: Você não precisa ter medo, pois mesmo errando e falando algo errado, ninguém vai se crucificar por isso. Errou? Peça desculpa e arrume rapidamente o que foi dito. 

Até mesmo os melhores palestrantes cometem erros, por que você não erraria? Esqueça os julgamentos e siga em frente com a sua apresentação.

No geral, seguindo essas dicas você terá um caminho melhor na oratória e o medo sumirá com tempo.

Espero que tenha gostado e leia também:

3 segredos para melhorar a sua comunicação no trabalho

Anúncios



Márcio M.

Márcio “Monarca” como é conhecido no meio, é um grande entusiasta e incentivador do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Conta com diversos anos de estudo e na difusão de conteúdos da área com o intuito de ajudar as pessoas. E, agora, propõe este projeto on-line com o objetivo de levar ao maior número de pessoas, conteúdo de qualidade e de forma gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *