De fato, não há nada pior para a nossa saúde mental e bem-estar profissional do que uma pessoa ou grupo tentando te derrubar no trabalho. Mentiras, sabotagens e fofocas são estratégias que podem ser utilizadas para derrubar alguém e, você trabalhador, precisa saber o que fazer nessa situação.
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No geral, sabemos que essa situação pode gerar ansiedade, desconforto, desconfiança e até mesmo depressão devido a perseguição gerada pelos “colegas” de trabalho.
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Se você está passando por isso, tenha calma, pois hoje daremos dicas para você lidar melhor com essa situação e até mesmo resolver de uma vez por todas esses conflitos. Quer saber quais são essas dicas? Fique aqui e leia até o final.
Como lidar quando alguém quer te derrubar no trabalho?
Certamente se você está passando por essa situação sabe o quanto é penoso e desafiador passar por tudo isso. Muitas vezes não é somente uma pessoa nos sabotando, mas sim um grupo de pessoas.
São tantas e tantas mentiras ao nosso respeito que parece que somos os piores trabalhadores do mundo. Nossa autoestima vai lá embaixo e começamos a nos questionar quem está certo no meio dessa confusão corporativa.
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Mas tenha calma, pois mostraremos caminhos/ dicas que vão te ajudar a lidar e até mesmo solucionar tudo isso. O primeiro caminho é o mais importante é manter a calma. Você não pode cair no erro de querer revidar tudo. Isso só colocará a sua imagem em jogo.
Respire fundo e pense: quem é essa ou essas pessoas que estão espalhando conflitos para te prejudicar? Quais serão as motivações? Há algo que você possa fazer para melhorar o seu desempenho ou eles estão implicando por motivos pessoais e não profissionais?
Feito toda essa análise, chegou o momento de agir. Veja agora essas dicas que vão te ajudar no ambiente conflituoso de trabalho.
1. Reflexão
Pois bem, nossa primeira dica foi para você manter a calma e analisar quais são as motivações das pessoas estarem tentando te derrubar no trabalho, certo? A segunda dica é um completo da primeira, então preste atenção.
Certamente você conseguiu listar motivos racionais ou não para alguém tentar te derrubar no seu trabalho. Seja qual for, você precisa refletir quais os caminhos para lidar com cada motivo.
Nesse momento eu peço que você deixe o ego de lado e concentre-se no que for necessário para acabar com esses conflitos. Na sua reflexão você precisa se colocar do outro lado e tentar descobrir se você não vem fazendo algo de errado ou que está deixando os colegas de trabalho insatisfeitos.
Muitas vezes tomamos decisões no dia a dia que prejudicam os colegas e nem sequer percebemos. Tendo em vista isso, reflita e se coloque no outro lugar.
Se você achar problemas em si mesmo, comece a agir diferente e seus colegas vão perceber as suas mudanças positivas. Mas se o problema for algo mais pessoal do que profissional, leia as outras dicas.
2. Converse com a(as) pessoa(as) envolvidas
De fato, essa dica pode acabar de uma vez por todas com os conflitos/ sabotagem. Conversar! Isso mesmo mesmo que você leu. Conversar é o melhor caminho, pois você estará lidando pessoalmente com a pessoa ou grupo de pessoas que veem falando ao seu respeito.
Certamente a nossa vontade é de chegar xingando essas pessoas e confrontando o que elas veem dizendo, mas saiba que essa não é a melhor maneira de lidar com isso. Lembra? Seja calmo para não criar mais conflitos.
Pois bem, vai e procure conversar de forma civilizada e com muito respeito. Tente fazer o máximo de perguntas possíveis. Isso fará com que a outra pessoa não consiga escapar e tenha que dizer qual é o problema.
Se for algo no seu serviço, apenas diga que irá melhorar. Se for algo irracional, aí o processo é outro. Veja a terceira dica.
3. Diga o que está acontecendo para um superior/ seu chefe
De fato, esse é o último recurso. Você conversou e buscou saber o que está acontecendo, mas de nada resolveu, então chegou o momento de tomar atitudes mais “severas” perante essa situação.
O primeiro passo é juntar provas e documentar os incidentes que vem acontecendo contigo. Feito isso, vá no setor de recursos humanos ou diga diretamente para o seu chefe o que está acontecendo, quais são as pessoas envolvidas e a atitude que você espera que o seu superior tenha.
Seja firme e mostre como você tentou resolver essa situação de forma amigável, mas os próprios colegas de trabalho não quiseram dar fim aos conflitos. Seu superior terá que tomar uma atitude perante tudo isso e colocar um ponto final nesses conflitos.
Mas e se continuar? Se as mesmas pessoas ainda estiverem tentando me derrubar? O que fazer?
Bom, nesse caso, o seu chefe ou pessoa em que você comunicou, não foi capaz de resolver o problema e provavelmente não será capaz. Então, sendo bem sincero, foque no seu trabalho, progrida e seja um profissional procurado e valorizado pelo mercado de trabalho.
Muitas vezes existem “panelinhas” dentro do ambiente de trabalho e a melhor solução para a sua saúde mental e profissional é se mudar de emprego.
Márcio “Monarca” como é conhecido no meio, é um grande entusiasta e incentivador do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Conta com diversos anos de estudo e na difusão de conteúdos da área com o intuito de ajudar as pessoas. E, agora, propõe este projeto on-line com o objetivo de levar ao maior número de pessoas, conteúdo de qualidade e de forma gratuita.