Cobranças excessivas, muitas reclamações, atitudes negativas e mesmo agressão psicológica… Essas são características de um chefe tóxico, ou seja, de uma pessoa com atitudes ruins para com os funcionários.
Anúncios
Se você tem ou já teve um chefe tóxico sabe que não é nada fácil lidar com esse tipo de pessoa, certo? Afinal, tudo o que você falar é motivo de mais discussão e penalidade para ti.
Anúncios
Pensando nisso, nós do blog Sucesso & Mudança resolvemos escrever um texto completo dando as melhores dicas para lidar com chefes tóxicos. Se você está passando por isso ou conhece alguém, compartilhe este artigo, pois garanto que vai ajudar muito.
LIDAR COM CHEFE TÓXICO: O QUE VOCÊ PRECISA SABER?
De fato, lidar com uma pessoa com características tóxicas e negativas é muito complicado. Principalmente quando essa pessoa possui recursos e “poderes” sobre você.
Muitos funcionários aceitam serem tratados de forma negativa por diversos motivos, mas os principais são:
Anúncios
Medo de perder o emprego
Medo de uma discussão/ briga
Medo do que seus colegas vão achar
São esses os principais medos que paralisam grande parte dos funcionários a tomarem atitudes contra chefes que estão, de forma péssima, prejudicando a convivência e saúde mental de seus colaboradores.
Hoje daremos dicas para você conseguir lidar melhor com esses medos e também como lidar com chefes tóxicos de forma eficiente. Ansioso? Então confira aqui as nossas dicas!
1. Imponha Limites
Afinal, é possível impor limites para um chefe tóxico? É claro que sim e você deve fazer isso.
Caso você não coloque limite nesse tipo de pessoa, provavelmente sempre será visto como um alvo a ser “explorado”. Ou seja, uma pessoa fácil e que aceita qualquer tipo de tratamento. E isso está completamente errado!
Não tenha medo de impor limites. De início pode ser que seu chefe veja isso de forma negativa, porém a simples atitude de impor limites, torna você um funcionário mais respeitado e com menos chances de ser explorado.
Lembra-se: Impor limites requer pulso firme, ou seja, você não pode recuar. Se você não tiver a palavra firme, seu chefe terá mais impulso para “montar” em cima de você.
2. Mantenha a Calma
“Calma? Como manter a calma tendo uma pessoa me humilhando e reclamando o dia inteiro?”
Pois é, até imagino que você tenha pensado isso, certo? E, de fato, é muito difícil manter a calma nessas situações rotineiras com um chefe tóxico. E digo rotineira, pois quem é tóxico, é tóxico todos os dias. Um chefe equilibrado pode ter dias de estresse, porém não é algo frequente.
Manter a calma é fundamental para lidar com qualquer pessoa, pois o ato de revidar causa mais atrito e, consequentemente, mais discussão e brigas. E nessa, você sempre sairá prejudicado.
Entender que brigar não é o melhor caminho para você, mantenha a calma e pense de forma racional. Descubra o irritou o seu chefe e somente diga:
“Ok, não vai se repetir, chefe.”
E, após isso, saía e corte totalmente o assunto. Isso irá tirar o poder de seu chefe sobre você e não criará mais problemas/ conflitos entre vocês dois.
3. Tenha sempre um segundo plano
Pois bem, embora haja dezenas de dicas para lidar com chefes tóxicos, nem todos vão melhorar as atitudes tóxicas.
Digo isso por experiência própria. Meu chefe independente do que fizesse, ele reclamava e descontava a raiva dele nos funcionários. Tentei conversar com ele diversas vezes, mas nada resolvia.
Foi a partir daí que comecei a procurar outras alternativas, ou seja, um segundo plano. Conversando com parentes próximos e mandando currículo para outras empresas, conseguir um novo emprego.
E sabe qual é a parte mais “engraçada”? O cargo era o mesmo e as funções nesse emprego também. Fazia exatamente as mesmas coisas que no trabalho anterior. Porém, nesse emprego novo eu não ouvia uma reclamação e era elogiado com frequência. No outro, isso não acontecia.
Foi desse jeito que percebi que muitas vezes o melhor caminho para lidar com alguém tóxico é, justamente, se afastar definitivamente.
Conclusão sobre lidar com chefe tóxico
De fato, é muito difícil lidar com um chefe tóxico. Principalmente por ele achar que tem “poderes” sobre você. Todavia, não tenha medo. Imponha limites sim, converse sobre isso com colegas e parentes e, caso nada funcione, procure o plano B.
Sempre foque em seu desenvolvimento pessoal e profissional. Um funcionário qualificado é alvo de diversas empresas e são extremamente valorizados.
Espero que essas dicas tenham te ajudado e, não se esqueça, prefira sempre o seu bem-estar. Nunca aceite situações tóxicas por conta de emprego nenhum. Sua saúde física e mental vale mais que qualquer emprego.
Márcio “Monarca” como é conhecido no meio, é um grande entusiasta e incentivador do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Conta com diversos anos de estudo e na difusão de conteúdos da área com o intuito de ajudar as pessoas. E, agora, propõe este projeto on-line com o objetivo de levar ao maior número de pessoas, conteúdo de qualidade e de forma gratuita.