Dicas para negociar um aumento de salário

Negociar um aumento de salário, por vezes, é uma tarefa desafiadora e delicada, independentemente do cargo ou da empresa em que trabalha. No entanto, é algo que deve ser feito, pois garantirá que seu ofício e suas habilidades sejam devidamente valorizadas.

Anúncios



Isso poderá abrir portas para um maior reconhecimento e ganhos mais robustos no fim do mês. Tatiana Novo, Analista de RH, cita que é necessário agir com protagonismo: “a decisão de ascensão é individual e instransferivel. O primeiro plano de ação é seu. A organização anda com você, mas não no mesmo tempo que você anseia, desta forma, esteja pronto para considerar as possibilidades”.

Anúncios



Pensando nisso, montamos essa matéria, fornecendo as principais dicas para se preparar, conhecer seus valores e realizações profissionais e adotar estratégias eficazes para chegar onde deseja.

Aumento de salário

Prepar-se ao longo dos anos, conheça seus valores e as suas realizações profissionais

Antes de iniciar a negociação de aumento de salário, é fundamental fazer uma preparação sólida para fortalecer seus argumentos e demonstrar seu valor para a empresa.

Anúncios



Tatiana expõe alguns detalhes, neste caso, como networking: “conversando com profissionais da área, em segmentos iguais ou diferentes, lhe dará mais escopo para compreender como funciona o mercado que atua”. E continua: “além disso, utilize o Linkedin para fazer uma busca de colaboradores do mesmo segmento e analise em quanto tempo alcançaram os objetivos”.

Aumento de salário: Outras dicas são as seguintes:

  • Pesquise a média salarial para profissionais com habilidades e experiência similares à sua. Isso mostrará se a sua pedida é justa ou está acima dos demais;
  • Faça uma lista de suas realizações e contribuições significativas que ofereceu para a marca. Além disso, quais metas foram alcançadas? Quais projetos você ajudou a tirar do papel?
  • Agora é hora de identificar quais habilidades e conhecimentos exclusivos você tem em seu currículo e como isso impacta positivamente o dia a dia;
  • Por último, e não menos importante, familiarize-se com a política de salários e as práticas de remuneração adotadas, pois, como justifica Tatiana, é imprescindível “estar antenado ao momento atual da companhia, se há movimentos de discussão de redução de quadro ou congelamento de vagas”, se a resposta for ‘sim’, espere um pouco para começar essa negociação.

7 Estratégias de negociação eficazes para alcançar um salário justo

Antes de entrarmos nessas 7 estratégias de negociação que, na maior parte das vezes, mostram-se eficazes para alcançar um salário justo, traremos, novamente,a palavra de Tatiana, que nos faz refletir: “justifique seu pedido baseado em entregas e não em motivos pessoais. Além disso, alinhe no seu Plano de Desenvolvimento os próximos passos para esse novo passo de carreira. Um ajuste/aumento de remuneração vem com a responsabilidade de um novo cargo ou demanda”, conclui.

Seguimos agora para nossa lista:

1. Escolha o momento adequado:

Encontre o momento certo para iniciar a negociação. Como dissemos anteriormente, converse com outras pessoas para entender qual a saúde financeira da marca;

2. Aborde a negociação com confiança:

Mantenha uma postura confiante e segura durante essas conversas para aumento de salário. Estude anteriormente seus argumentos, para que os transmita com clareza e boa articulação, demonstrando tudo o que pode entregar para a empresa;

3. Seja assertivo quando fizer a solicitação:

Em vez de simplesmente pedir um aumento, seja específico em relação aos seus ganhos. Baseie sua solicitação em pesquisas salariais e em realizações que almeja.

4. Foco em valor agregado:

Ter a sabedoria de como suas habilidades e contribuições poderão impactar a curto, médio e longo prazo a empresa, é primordial. Apresente de forma suscinta como um aumento de salário seria um investimento no crescimento e no sucesso do negócio;

5. Saiba que poderá haver negociação:

A chefia poderá discutir e negociar os valores com o empregador. Considere tudo o que for apresentado, desde benefícios até vantagens adicionais, como dias de férias extras ou a oportunidade de assumir novas responsabilidades;

6. Seja flexível:

Recebeu um ‘não’ como resposta, mostre-se disposto a encontrar alternativas, como um plano de metas para revisão salarial em um período específico ou um aumento substancial de benefícios e etc.

7. Mantenha a calma e o profissionalismo:

Lembre-se sempre que esse episódio não é uma questão pessoal. Ou seja, mantenha o foco na discussão das habilidades e do valor que você traz para a empresa, não aumente a voz ou apresente ‘desespero’.

Por fim, é válido expressar que essa tentativa pode ser um processo desafiador, mas com preparação e estratégia, é possível alcançar um resultado positivo para você e para a empresa.

Conhecer seu valor profissional, avaliar suas conquistas e destacar suas habilidades únicas são um passo importante. Lembre-se de abordar a negociação com confiança, focar no seu valor lá dentro e estar disposto a discutir alternativas, se necessário.

Quer ver mais dicas sobre desenvolvimento profissional? Veja o que separamos para você em nossa seção sobre o assunto aqui.

Anúncios



Márcio M.

Márcio “Monarca” como é conhecido no meio, é um grande entusiasta e incentivador do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Conta com diversos anos de estudo e na difusão de conteúdos da área com o intuito de ajudar as pessoas. E, agora, propõe este projeto on-line com o objetivo de levar ao maior número de pessoas, conteúdo de qualidade e de forma gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *