Você precisa se sentir no controle de tudo?

Então, esse post é para você!

Estar no controle de todas as situações é impossível, tendo em vista que a vida é imprevisível. No entanto, algumas pessoas sofrem por essa necessidade, por se sentirem inseguras, o que as leva a desenvolver ansiedade, depressão, entre outros problemas.

Anúncios



Nós não conseguimos controlar tudo aquilo que exerce influência em nossa vida, mas podemos reagir às situações da melhor maneira possível.

Anúncios



Pessoas controladoras têm dificuldade de chegar a esse meio termo e acabam sofrendo muito com isso.

Necessidade de se sentir no controle


Além disso, fatos desconhecidos e imprevisíveis podem gerar insegurança, sendo que esse desejo de controle enraizado em nossa espécie é justificável. Isto é, os humanos não correm riscos, ou acreditam que não sofrerão nenhuma consequência, no momento em que as coisas estão sob seu controle.
Quando vem aquela incerteza de como resolver uma situação no trabalho, por exemplo, a nossa reação, normalmente, é pedir ajuda, procrastinar, e algumas prevenções acabam provocando uma sensação de alívio a curto prazo.
Então, como fazer para não recorrer a essas atitudes? Aos poucos, resista em olhar o GPS, se você se perder na rua, por exemplo. Ou, tente ir a um bar, sem ficar pesquisando como chegar até ele. Com o tempo, esse desconforto, ou necessidade de controlar tudo, diminuirá.
Reflita sobre o que pode dar sentido à sua vida. Descobrir um propósito pode diminuir as incertezas e ansiedades relacionadas ao futuro. Dedicar-se a algo maior também pode nos ajudar a lidar com preocupações, ou até mesmo nos prevenir de depressões causadas pela incerteza.

Como aliviar a sensação de sempre querer estar no controle de tudo?

O que é odiar a sensação de incerteza? Será que você não teme a ideia de se ver quando as coisas estão indo mal? Enfrentar situações adversas é necessário, pois, muitas vezes, desconhecemos a nossa capacidade de lidar com eventos negativos.
Dessa forma, dormir bem e fazer exercícios físicos também estão ligados à nossa capacidade de lidar com incertezas, porque tudo isso diminui o estresse, a ansiedade e a depressão. Ainda, a solidão é outro fator que mina a nossa segurança, o que torna mais difícil de lidar com as imprevisibilidades da vida.
Ninguém tem certeza absoluta de nada, nada é certo, e tentar prever e controlar tudo pode nos levar a desenvolver problemas psicológicos, como TOC.

Anúncios



Como pessoas controladoras se comportam?

Ninguém gosta de ter alguém do lado dizendo o que fazer o tempo inteiro, porém, saiba que essas pessoas também sofrem muito com esse comportamento.
Se não conseguem controlar tudo, elas se frustram. Por outro lado, se controlam as coisas demais, essas pessoas tendem a se sentir culpadas. Sendo assim, veja, a seguir, quais comportamentos podem ser típicos dessas pessoas:

  • Dificuldade de aceitar pensamentos e atitudes diferentes;
  • Excesso de crítica;
  • Desejo de saber tudo sobre a vida dos outros;
  • Rigidez;
  • Se preocupar demais com as escolhas dos outros;
  • Pouca tolerância ao estresse;
  • Dificuldade de lidar com situações novas.

De onde vem essa necessidade de sentir o controle de tudo?

Essa vontade de controlar tudo o que está ao redor pode vir:

Da ansiedade – essas pessoas têm muita dificuldade de lidar com situações complicadas, portanto, desejam que um acontecimento, por exemplo, termine da maneira que elas querem. Ou seja, elas se sentem mais seguras com essa ilusão de controle.
Da infância – a imposição de muitas regras, como hora para dormir, o que comer, com quem se relacionar, etc, pode gerar uma crença na criança de que uma vida muito rígida é melhor para ela. Porém, quando adulta, ela terá dificuldade em responder aos imprevistos da vida.
Transtornos de personalidade – quem tem o transtorno de personalidade borderline, por exemplo, pode, consciente ou inconscientemente, tentar manipular as pessoas à sua volta, com medo de ser rejeitado. Já os narcisistas necessitam de atenção constante.
Baixa autoestima – a ilusão de conseguir controlar situações e pessoas causa uma falsa sensação de bem-estar. Assim, elas se sentem importantes e competentes, podendo criar cenários falsos em suas cabeças.

Gerenciando a necessidade de controlar tudo

Não é fácil abandonar essa característica de uma hora para outra, pois isso leva tempo. Desse modo, é importante ter a ciência de que essa necessidade pode ser gerenciada e, para isso, será preciso:

  • Trabalhar a sua autoconfiança;
  • Buscar ajuda profissional;
  • Aceitar o presente como ele é;
  • Colocar-se no lugar do outro;
  • Reparar em seus sentimentos;
  • Investir no autoconhecimento;
  • Aceitar as suas deficiências e fortalecer as suas qualidades;
  • Permitir-se experimentar a sensação de descontrole, de vez em quando.
Anúncios



Márcio M.

Márcio “Monarca” como é conhecido no meio, é um grande entusiasta e incentivador do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Conta com diversos anos de estudo e na difusão de conteúdos da área com o intuito de ajudar as pessoas. E, agora, propõe este projeto on-line com o objetivo de levar ao maior número de pessoas, conteúdo de qualidade e de forma gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *