Inteligência Emocional: Como administrar as emoções

De fato, em ambientes corporativos, familiares e até mesmo sociais passamos por momentos difíceis que requerem muita inteligência emocional para lidar da melhor maneira possível.

Anúncios



Que controlar as emoções é fundamental para o nosso desenvolvimento como ser humano, isso você já deve saber. Porém, você sabe quais são os melhores caminhos para administrar as emoções em momentos complexos? 

Anúncios



Se você está procurando por um texto completo falando sobre inteligência emocional, então chegou ao lugar certo. Confira agora como lidar com as suas emoções de maneira rápida e prática.

inteligência emocional
Crédito: CANVA

Inteligência Emocional: o que você precisa saber

De fato, antes de falar sobre as melhores maneiras de administrar as emoções em momentos de crises, é necessário explicar o que é inteligência emocional e como ela pode nos ajudar nesses momentos.

Pois bem, a inteligência emocional é uma capacidade nossa dos seres humanos em compreender e controlar as emoções. Se você consegue identificar o que te causa qualquer tipo de sentimento. Seja positivo ou negativo. Saberá controlar de forma mais eficiente essas emoções ao seu favor. 

Anúncios



Controlar os sentimentos e emoções é muito importante e você precisa focar em desenvolver essa inteligência se quiser ter uma vida mais plena e com equilíbrio da razão e emoção. 

O que mais existe por aí são pessoas extremamente emocionais que deixam os sentimentos tomarem conta de suas ações e isso é péssimo. Ser levado por sentimentos pode fazer com que você tome decisões ruins e se arrependa depois.

Essas decisões erradas vem, geralmente, em um momento de crise no trabalho ou em casa. 

Dito isso sobre a importância, veja algumas dicas para desenvolver e administrar as emoções em momentos difíceis.

1. Meditação/ técnica de respiração

Afinal, por que você precisa meditar para desenvolver inteligência emocional? Bom, é justamente através da meditação que podemos perceber quais são as principais emoções que dominam nas ações ao longo do dia.

Não basta meditar, é preciso realmente querer mudar. E para isso temos as técnicas de respiração. Lembra que estamos falando de inteligência emocional para momentos de crise, certo? Respirar fundo por alguns segundos/ minutos faz com que te traga um momento de pausa e faça que você consiga enxergar novas expectativas.

Com o tempo você perceberá que evitará muitas brigas somente parando e respirando fundo por um tempinho.

2. Mantenha a calma

De fato, desenvolver inteligência emocional e lidar com crises é uma tarefa difícil, porém não impossível. Se você for uma pessoa reativa, novamente, não pule a primeira dica, pois ela será fundamental para você ser uma pessoa mais calma.

A meditação ajuda a reduzir níveis de preocupação e, além disso, ajuda no desenvolvimento da calma/ paciência. Justamente a calma que é fundamental para momentos de crises, pois ela evita que tenhamos atitudes exageradas perante a outra pessoa.

Afinal, por que ser calmo? Para lidar com brigas e discussões de forma mais racional possível e sem levar para o lado emocional. Isso será fundamental para o seu desenvolvimento em momentos de crises.

3. Foque nas soluções

Pois bem, é fundamental para todas as pessoas que possuem inteligência emocional aprenderem onde focalizar as energias delas em relação ao problema. Por que focar somente no negativo e no problema, sendo que você pode usar de suas emoções para focar nas soluções?

Em momentos de tensão é fácil deixar a lógica de lado e focar só no lado emocional, mas se você fez o que foi dito acima, já está muito mais calmo e frio para analisar a situação como um todo, certo?

Você precisa utilizar da inteligência adquirida, ou melhor, desenvolvida, para focar sempre nas soluções dos problemas. Mais vale focar em resolver as coisas do que focar somente no negativo e na reclamação. 

Uma  extremamente negativa ainda não possui inteligência emocional adequada e sofrerá com problemas tanto no ambiente de trabalho como em casa/ familiar. 

Lembre-se: O primeiro e mais importante passo é meditar e entender quais são as ações necessárias para você lidar com situações mais complexas do dia a dia. Após entendê-las, construa um plano de ação que te ajude a ser uma pessoa mais calma e mais racional.

Confie na sua racionalidade e não somente nas suas emoções.

Eu espero que essas dicas tenham sido úteis para você e leia também:

Como superar o medo de falar em público.

Anúncios



Márcio M.

Márcio “Monarca” como é conhecido no meio, é um grande entusiasta e incentivador do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Conta com diversos anos de estudo e na difusão de conteúdos da área com o intuito de ajudar as pessoas. E, agora, propõe este projeto on-line com o objetivo de levar ao maior número de pessoas, conteúdo de qualidade e de forma gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *