Conheça 8 formas que podem te ajudar a entender suas emoções

Sabemos que controlar as emoções não é nada fácil, mas que sim, são fundamentais, não é mesmo?

Anúncios



Afinal de contas, essa é uma ação que interfere diretamente em nosso bem-estar, na saúde física e principalmente mental.

Anúncios



Sendo assim, para que você aprenda a compreender e a lidar com as suas emoções da melhor forma possível, que tal algumas dicas exclusivas para quem já está preocupado ou desesperado?

Emoções

Vem com a gente para saber mais!

O que é emoção?

Claro que antes de procurar por uma solução, precisamos entender mais do conceito, não é mesmo?

Anúncios



Neste caso, podemos definir as emoções como sendo uma alteração forte no estado de ânimo, podendo ser uma sensação positiva e agradável ou negativa e desagradável.

Ou seja, as emoções nada mais são do que reações físicas e emocionais geradas por nós mesmos com o intuito de adaptação às mudanças ocorridas no ambiente ou no contexto, levando em consideração diferentes situações.

8 Dicas para saber como lidar com as emoções

Como antecipamos, saber lidar com as emoções, é sucesso garantido para qualquer esfera da vida.

Sendo assim, saiba que existem exercícios diários cruciais que se praticados, podem ajudar você a lidar com as emoções.

Portanto, dentre eles, recomendamos:

1: Primeiro de tudo, saiba identificar o que você sente

A primeira etapa para saber como lidar com as emoções envolve saber identificar e rotular tudo o que você sente.

Sendo assim, quando sentir uma emoção intensa, tente colocá-la em palavras e desvendado tudo o que puder sobre ele.

Depois disso, analise o seu comportamento quando está sentndi determinada emoção e verificar os padrões, já é um bom começo.

Isto é um passo importante para o seu autoconhecimento, então, não deixe de praticar e de se estudar.

2: Segundo, permita-se sentir emoções negativas

Na vida, as emoções negativas fazem, logo, devem ser encaradas de frente.

E, diferentemente do que imaginam, as emoções negativas também têm funções positivas, como, por exemplo: a culpa pode motivá-lo a fazer o que é realmente importante para você, ou reparar relações.

Por outro lado, a ansiedade pode te ajudar a melhor se preparar para uma situação ou desafio.

Em ambos os casos, quem sai ganhando é você, portanto, permitir-se viver esse momento, por mais complicado que seja, é fundamental.

3: Terceiro, valide e expresse suas emoções

Logo após, é interessante que você valide o seu estado emocional, sem se sentir culpado por ter este sentimento. Depois, é importante expressar de maneira equilibrada as suas emoções.

É normal, por fatores da nossa cultura e educação, algumas expressões emocionais serem bloqueadas. Isso contribui para o adoecimento emotivo/mental.

Portanto, evite!!

4: Em quarto lugar, busque pelas melhores formas de expressar suas emoções

Para evitar que o adoecimento psíquico ocorra, você deve sempre buscar pelas melhores formas de expressar suas emoções.

Por sorte, existem muitos caminhos para isso: escrever sobre o que sente, praticar esportes para aliviar os pensamentos e depois resolver tudo com mais tranquilidade, contar o que você está sentindo para alguém e muito mais!!

O importante nesse contexto, é que você buscar o que melhor funciona para você, e que permita um alívio de suas emoções.

Conte para nós aqui nos comentários, qual foi a melhor saída par você, lidar com as suas emoções, vamos adorar saber!

5: Como quinta opção, tente entender tudo o que aconteceu (entenda o contexto)

Comece se perguntando: quais eventos desencadearam uma certa emoção? O que você refletiu sobre a situação que a desencadeou?

Depois disso, analise seus pensamentos e comportamentos com relação ao que aconteceu, veja outros pontos de vista, qual seria a melhor forma de agir nessas situações?

Tudo isso, ajuda a dar um maior entendimento às suas emoções, e faz com que você conheça melhor como você é.

6: Comunique de forma eficaz o que está sentindo

Seja honesto com você e com os outros e fale sobre o que você está sentindo.

Afinal de contas, uma parte importante de lidar bem com as emoções, é reconhecê-las e validá-las, comunicando-as aos outros.

É extremamente normal, termos necessidades emocionais, como querer carinho e afeto por exemplo. Para ter estas necessidades emocionais atendidas, temos que garantir relações onde elas são reconhecidas, validadas e debatidas.

7: Coloque as coisas em perspectiva

Nessa parte do processo, você precisa não gerar falsas expectativas que podem originar frustrações e sentimentos negativos. Assim, o ideal é tentar colocar em perspectiva.

Ou seja, buscar outros pontos de vista para lidar com as emoções na prática.

Isso ajuda a lidar melhor com as experiências negativas e também, a lidar melhor com absolutamente tudo o que sente, sem contar no amadurecimento e autoconhecimento que proporciona.

8: Por último, busque ajuda profissional

Por fim, mas não menos importante, se você ainda possui dificuldade frequente em lidar com as suas emoções, o mais indicado é buscar por ajuda especializada.

Os psicólogos e psiquiatras podem dar todo suporte, ajudando-o a atravessar um momento difícil. Afinal de contas, você não precisa enfrentar tudo isso sozinho.

Consulte um psicólogo para receber orientação adequada nesses momentos delicados!

Por que é importante lidar com as emoções?

Para finalizar nosso artigo, é importante lidar com as emoções de uma forma funcional para ter  uma melhor qualidade de vida.

Por isso, siga todas as dicas mencionadas nesse post para se reerguer e assim, evitar prejuízo significativo para a sua vida.

Dessa forma, a OMS (Organização Mundial da Saúde) conceitua saúde mental/emocional como um estado de bem-estar psicológico que ajuda as pessoas a enfrentar o estresse da nossa rotina, entender suas capacidades e habilidades para  trabalhar bem e contribuir com a vida em sociedade.

Desse modo, saber lidar adequadamente com as emoções é um componente importante para a saúde mental.

Pratique e note a diferença da sua qualidade de vida!!

Anúncios



Márcio M.

Márcio “Monarca” como é conhecido no meio, é um grande entusiasta e incentivador do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Conta com diversos anos de estudo e na difusão de conteúdos da área com o intuito de ajudar as pessoas. E, agora, propõe este projeto on-line com o objetivo de levar ao maior número de pessoas, conteúdo de qualidade e de forma gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *