Você sabe o que é uma pessoa autodidata? Quais sãos hábitos para desenvolver essa habilidade? E como elas conseguem aprender praticamente tudo sozinhas? Pois bem, caso você não saiba, hoje explicaremos e daremos dicas de como ser autodidata.
Anúncios
De forma bem resumida, uma pessoa autodidata é toda aquela que consegue aprender sozinha, sem a necessidade de um professor/ instrutor. Ou seja, é uma pessoa capaz de aprender lendo e vendo vídeos sozinha, sem precisar de alguém do lado dela.
Anúncios
Ser autodidata é fundamental para nossa evolução pessoal. Afinal, todo autodidata consegue aprender o que quiser e quando quiser. O processo de educação está enraizado neles e, por isso, estão em constante evolução. Quer saber mais? Então, fique aqui até o final.
Como ser autodidata: o que você precisa saber
De fato, ser autodidata é possuir uma habilidade muito interessante e muito importante. Afinal, estamos falando da capacidade de você conseguir aprender o que desejar sem a necessidade de professores estando ao seu lado.
Há pessoas que necessitam de instrutores para aprender algo. Essas pessoas não conseguem criar mecanismos de aprendizagem sozinhas e, por isso, dependem de outras pessoas para aprenderem. Não há nada de errado nisso, porém é limitante essa condição.
Anúncios
Por que limitante? Bom, se você não for autodidata, ficará sempre à mercê de outras pessoas, de lugares, tempo etc. Terá sempre que aguardar o tempo e horário marcado para ter aulas com um professor.
O autodidata, não. Ele aprende quando quer e a hora que quiser. Um livro se torna um professor. Uma vídeo aula se torna seu instrutor. A rede de pesquisas também. Ele não necessariamente depende de ninguém ao seu lado.
Certamente é uma habilidade bem interessante para a evolução pessoal de qualquer pessoa, certo? Se você quer desenvolvê-la, então confira as nossas dicas.
1. Comece aprendendo coisas simples
De fato, para virar um autodidata requer muita disciplina e consistência, porém você jamais deve começar tentando aprender de tudo. Principalmente se for algo muito complexo. Comece com simples significa que você priorizará assuntos fáceis de serem assimilados. Isso ajudará na formação de um novo hábito.
Dito isso, comece com coisas bem simples de serem aprendidas. Compre um livro de receitas culinárias e aprenda a fazer essas receitas somente lendo e sem ajuda dos seus pais. Leia na Google como tirar fotos mais bonitas pelo seu celular.
O objetivo é aprender coisas fáceis e rápidas de serem aplicadas. Isso dará mais te confiança e você perceberá que pode aprender/ desenvolver qualquer habilidade que quiser.
2. Concentre-se
Ser autodidata requer muita concentração e, por isso, você precisa afastar qualquer distração presente em sua casa ou ambiente em que esteja.
Além da distração durante o aprendizado, você precisa tomar cuidado com a distração vinda do dia a dia. Ou seja, você precisa criar hábitos para sempre está revendo aqueles aprendizados.
Na escola, uma forma de medir se você aprendeu ou não é através das provas, certo? Mas e na vida real? E com você sozinho? Única maneira é revisando e aplicando o máximo possível tudo aquilo em que você aprendeu sozinho.
Não precisa revisar todos os dias, porém a cada 15 dias pare e revise tudo aquilo que você tinha aprendido anteriormente.
3. Seja um pesquisador curioso
O que essa dica significa? Bom, para ser um autodidata você precisa agir como um pesquisador atrás das melhores informações. Ser um pesquisador será fundamental para conseguir encontrar os melhores materiais.
Muitas vezes um determinado conhecimento é melhor assimilado por causa de uma vídeo aula. Entretanto, há conhecimentos que basta a leitura de um livro. Outros, requerem um curso online para compreensão.
Ou seja, você precisa criar o hábito de pesquisar bastante e ir encontrando os melhores materiais para você. E sobre ser curioso é fundamental. Por que pesquisar somente um ou dois sites? Pesquise vários sites, livros e aulas.
Seja curioso mesmo. Por que há tantos conteúdos de um mesmo assunto? O que há de diferente em cada livro ou aula? A curiosidade é uma característica de todos os autodidatas.
Seguindo essas três dicas, você estará preparado para conseguir aprender qualquer coisa sozinho.
Espero que você tenha gostado de nossas dicas e, se gostou, leia nossos outros artigos. Esse blog aqui tem como missão trazer conteúdos de alto valor para o seu desenvolvimento pessoal!
Márcio “Monarca” como é conhecido no meio, é um grande entusiasta e incentivador do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Conta com diversos anos de estudo e na difusão de conteúdos da área com o intuito de ajudar as pessoas. E, agora, propõe este projeto on-line com o objetivo de levar ao maior número de pessoas, conteúdo de qualidade e de forma gratuita.