O transtorno da ansiedade tem se tornado comum entre os brasileiros devido ao estresse diário, a grandes preocupações da vida e no trabalho e muito mais!
Anúncios
Além disso, muitas dessas crises, se agravaram durante a pandemia e como forma de te ajudar a controlar a ansiedade, criamos esse post!
Anúncios
Então, para saber como superar a ansiedade e ainda, aprender a lidar com o mau do século, com ótimas dicas exclusivas, vem com a gente!
O que fazer para controlar a ansiedade?
Como vimos, o transtorno da ansiedade é um distúrbio que atinge milhões de pessoas ao redor do mundo e não há cura, mas existem meios de minimizar seus efeitos.
E, claro que é importante saber que é possível sim controlar a ansiedade, o que contribui para melhora na sua qualidade de vida.
Anúncios
Então, para ter eficácia no controle do transtorno, saiba que existem algumas dicas com atitudes que podem fazer a diferença.
E sobre elas, você pode conferir no tópico abaixo!
Além disso, recomendamos que juntamente com as novas ações, é necessário fazer terapia para deixar tudo mais fácil.
Isso porque, as terapias podem ser utilizadas em conjunto com as ações para melhorar suas crises que, sem o tratamento adequado, os sintomas da ansiedade tendem a piorar.
E você não vai querer correr o risco, não é mesmo?
Então, para evitar quaisquer pioras nos quadros de crise, investir na terapia é o melhor passo!
E, por fim, veja como controlar a ansiedade, seguindo os passos a seguir!
Dicas para controlar ansiedade
Quando os episódios de ansiedade se repetem com frequência, saiba que você pode seguir essas dicas para tentar controlar seu problema com ansiedade.
1: Controlar a Respiração
O primeiro passo é controlar a respiração, que é a parte importante para conter muitas crises, inclusive a ansiedade.
Portanto, nossa dica é que você se concentre no movimento respiratório, criando uma ação de meditação enquanto inspira e expira.
Isso também ajudará a manter a calma e você não pode deixar de testar!
2: Relaxamento
Outro passo importante para quem tem ansiedade, com mais frequência do que o normal, é aprender a relaxar!
Isso porque, uma crise dessas pode provocar outros problemas a saúde, como a contração dos músculos, problemas no estômago, falta de ar, outras dores e desconfortos e muito mais!
Então, saiba que enquanto você controla a respiração, você pode imaginar coisas boas e relaxar.
Evitando que os sintomas sejam mais severos a sua saúde.
3: Exercícios físicos
Não é novidade que praticar exercícios físicos, também ajudam no controle da ansiedade, bem como, são benéficos a saúde de modo geral, não é mesmo?
Isso porque, essas atividades físicas, liberam toda a tensão e aliviam a mente, a partir de hormônios que promovem a sensação de bem-estar e felicidade.
Por isso, se você se encontra nesta situação, praticar atividades físicas é uma excelente opção para inibir as crises de ansiedade, com destaque para exercícios relacionados ao aeróbico como caminhadas e corridas.
Teste e comprove!
4: Evite substâncias estimulantes
Substâncias estimulantes são um veneno para quem sofre com crises de ansiedade.
Para quem não sabe, elementos como a cafeína, a nicotina e o chocolate são as substâncias que mais estimulam o organismo, e além de poder ocasionar vício e dependência, ainda contribui para o desenvolvimento do quadro ansioso.
Então, evitar o consumo desses elementos estimulantes e viciantes, é um passo importante para se prevenir o transtorno de ansiedade.
Tire eles da sua rotina e sinta a diferença em pouco tempo!
5: Organização
Outro fator que parece simples, mas que pode ajudar muito no controle da ansiedade é a organização.
Então, ter em uma lista de tarefas diárias, determinando as prioridades, ajuda a vencer os desafios e a controlar os sintomas de ansiedade.
De qualquer modo, organizar-se, traz a sensação de paz e para evitar o desespero caso não seja possível concluir alguma das tarefas, recomendamos fazer uma lista pequena para ter certeza do que consegue cumprir.
6: Higiene do sono
Claro que dormir bem é fundamental para manter um organismo saudável, o que influencia na diminuição dos distúrbios de ansiedade, sendo uma excelente dica para que sofre com o problema.
Todo esse processo que compõe a higiene do sono, que envolve ações como se desconectar dos celulares e televisão e quem sabe ler um livro ou ouvir música antes de dormir.
Isso são hábitos mais saudáveis e ajudam a descansar uma mente pesada, deixando-a leve e a prepara para dormir junto com o corpo.
7: Terapia
Por fim, mas não menos importante, recomendamos a terapia, que complementa nossas dicas anteriores e finaliza nossa lista de como controlar a ansiedade.
Isso porque, a terapia é um procedimento indicado para os casos mais leves de transtorno de ansiedade, onde o profissional pode ajudar a pessoa a mudar o padrão de seus pensamentos e evitar os momentos de crise.
Sendo assim, é fundamental ter um acompanhamento terapêutico para melhorar os sintomas bem como, evitar que crises sejam recorrentes.
Como saber se você está com crise de ansiedade: sintomas comuns
Preocupação excessiva;
Insônia;
Medo Irracional;
Tensão Muscular;
Problemas digestivos;
Medo de Eventos Sociais;
Sensação de Constrangimento;
Crises de pânico;
Flashbacks;
Perfeccionismo;
Ataques de dúvida;
Comportamento compulsivo.
De um modo geral, o diagnóstico do transtorno é realizado a partir de análise clínica, que observa os históricos pessoal e familiar, além da ocorrência de sinais da doença (listados acima).
Então, mais uma vez, faz-se importante o acompanhamento com terapia para saber a melhor forma de lidar com a ansiedade.
Márcio “Monarca” como é conhecido no meio, é um grande entusiasta e incentivador do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Conta com diversos anos de estudo e na difusão de conteúdos da área com o intuito de ajudar as pessoas. E, agora, propõe este projeto on-line com o objetivo de levar ao maior número de pessoas, conteúdo de qualidade e de forma gratuita.