A preocupação excessiva está te prejudicando? Veja o que é e como lidar com ela

A preocupação excessiva é um sintoma muito comum, vivido por muitas pessoas, atualmente, pois as cobranças aumentaram muito, de uns tempos para cá, seja em casa, ou no trabalho. No entanto, saiba que não precisamos lidar com esse peso, frequentemente, porque existem formas de nos livrarmos desse mal.

Anúncios



  Quando uma preocupação se torna excessiva, fica difícil controlá-la, o que pode afetar o nosso dia a dia. Isso acontece, porque sempre estamos pensando em alguma coisa, seja em um problema no trabalho ou na família.

Anúncios



  Portanto, a diferença está relacionada a como lidar com essas preocupações. Cobranças, pressões do mundo moderno, nos exigindo que sejamos o melhor funcionário, parceiro, amigo, nos faz criar preocupações constantes, o que não é nada saudável.

Afinal, o que é a preocupação excessiva?

  A preocupação é natural ao ser humano, mas, quando ela se manifesta em excesso e não conseguimos dormir ou comer, causando ansiedade, então, é importante criar ajuda.

  Ela está ligada ao estresse, que aumenta os níveis de hormônios, como cortisol, adrenalina, noradrenalina, potencializando a hipertensão e as arritmias cardíacas.

Anúncios



Por que nos preocupamos tanto?

  Você pode controlar essa preocupação? O que te preocupa poderá causar uma grande mudança em sua vida? Se a resposta for “sim” para as duas perguntas, então, isso significa que as preocupações têm uma finalidade. Já, se a resposta for “não” para as duas, isso significa que você está alimentando pensamentos que estão longe de te levar às soluções.

  Portanto, saiba que se preocupar é bom, porque isso fará com que você busque uma melhora, dando importância a tal fato. De modo contrário, a preocupação excessiva nos paralisa, pois, nossa mente fica buscando preocupações, nos impedindo, muitas vezes, de agir no nosso dia a dia.

Como lidar com a preocupação excessiva?

  Para trabalharmos melhor com ela, é importante:

– Entender qual é o gatilho emocional dessa preocupação;

– Não aceitar quaisquer demandas impostas no trabalho, por exemplo. Se você estiver sobrecarregado, elas podem ser negociadas. Além disso, divida as tarefas e não busque a perfeição;

– Ter momentos egoístas: Esqueça, um pouco, os outros e o que eles pensam;

– Exercer sua autoconfiança: Defina quais são os seus pontos fracos, que te incomodam, e reflita se é possível fazer algo a respeito.

– Viver no presente: Ficar tentando adivinhar nosso futuro prejudica a nossa relação com o presente. Consequentemente, essas preocupações acabam roubando a nossa clareza do que estamos vivendo;

– Tirar um tempo para dialogar com as suas preocupações: As que são confrontadas com ideias de horizontes diferentes tendem a se enfraquecer.

  A preocupação excessiva pode ser fruto do mundo em que vivemos, atualmente, sendo nomeada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como Síndrome de Burnout, (estresse crônico) na Classificação Internacional de Doenças, pelo grande número de casos. 

Sinas de que existe uma preocupação excessiva

Você pode estar se preocupando muito se:

– Tem muitos pensamentos que começam com “e se…”

– Analisa muito situações passadas e futuras;

– Está frequentemente estressado;

– Sente medo de enfrentar situações desconhecidas;

– Sente dificuldade em tomar decisões ou muda de ideia toda hora;

– Tem muitos pensamentos, antes de dormir;

– Fica nervoso, só de pensar no motivo da sua apreensão;

– Sente que a sua cabeça “está cheia” e dorme mal.

Livros sobre o tema

  Há muita informação que pode nos auxiliar, desde que sejam confiáveis. Dessa forma, foram separados, a seguir, alguns livros que podem ser muito úteis a você:

 

  • Vencendo a ansiedade e a preocupação com a terapia cognitivo-comportamentalTratamentos que funcionam: manual do paciente. Por David A. Clark e Aaron T. Beck. Editora Artmed.
  • Como lidar com as preocupações: sete passos para impedir que elas paralisem você. Por Robert L. Leahy. Editora: Artmed.
  • Ansiedade, medo e preocupações: manual da mente tranquila. Orientações para o controle da ansiedade e das preocupações do dia a dia. Por Juliana Vieira Almeida Silva. Juruá Editora.
  • Preocupações, nunca mais! Um livro sobre como lidar com a preocupação e ansiedade. Por Christine A. Adams. Paulus Editora. Livro infantojuvenil.
  • A coragem de não agradarDe Ichiro Kishimi e Fumitake Koga. Editora Sextante.
Anúncios



Márcio M.

Márcio “Monarca” como é conhecido no meio, é um grande entusiasta e incentivador do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Conta com diversos anos de estudo e na difusão de conteúdos da área com o intuito de ajudar as pessoas. E, agora, propõe este projeto on-line com o objetivo de levar ao maior número de pessoas, conteúdo de qualidade e de forma gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *