7 Dicas para ter filhos mais inteligentes

Ajudar os filhos a serem mais inteligentes é algo que permeia a cabeça de muitos pais. Assim, implementar atividades fora da escola é um jeito que diversos pais fazem para desenvolver habilidades e estimular a inteligência dos filhos.

Anúncios



Além disso, alguns hábitos desde a primeira infância formam filhos inteligentes e preparados para as próximas fases da vida.

Anúncios



Então, para saber como criar filhos inteligentes, confira todas as dicas desse post!!

crianças estudando.

A prática leva a perfeição

Um ditado antigo e bastante popular, diz que “a prática leva à perfeição”, então, saiba que você ou qualquer outra pessoa pode se tornar o melhor em algo desde que se dedique, trabalhe duro e tenha foco.

Seguindo por esta linha de pensamento, para se ter filhos inteligentes, é necessário praticar e ter hábitos rotineiros, como forma de treino de suas capacidades.

Anúncios



Porém, algumas pesquisas internacionais determinaram que a capacidade cognitiva inicial das crianças (aquilo que diz respeito a tomada de decisões e a capacidade de resolver problemas) tem mais efeito sobre a conquista do que a prática em si.

A partir disso, afirmamos que a conquista e os bons resultados, tem sua parcela de significância para formar as crianças inteligentes.

E é exatamente por isso, que faz-se tão importante estimular as habilidades da criança desde cedo, para que elas saibam o valor que tem as conquistas.

7 dicas para aprimorar os filhos inteligentes

Aos pais que desejam incentivar e aprimorar a inteligência dos pequenos, seguir as dicas a seguir é um bom começo para ter filhos inteligentes.

Observe:

1: Proporcione experiências diversas e diferentes para seu filho

Filhos inteligentes precisam sempre de novas atividades para manterem-se motivadas.

Portanto, aumentar suas experiências ou contribuir com algo desse tipo, ajuda a criança a ser mais inteligente e também, a desenvolver sua confiança para lidar com as situações da vida.

2: Estimule seus talentos e interesses

Como vimos, tentar algo diferente é importante para o desenvolvimento das habilidades, isso porque, dessa forma, você estimula os talentos e interesses da criança desde cedo.

Neste sentido, incentivar a prática de um novo esporte, tocar um instrumento ou participar de uma aula de teatro é um bom começo.

3: Auxilie nas necessidades emocionais e intelectuais da criança

A curiosidade é a essência do aprendizado e também, o primeiro passo para desenvolver a inteligência dos filhos.

Então, não estranhe caso as crianças façam muitas perguntas antes de começarem na escola, pois, esta é uma ação muito importante para o desenvolvimento delas.

Além disso, quanto mais perguntas, melhor será o desempenho delas na escola, portanto, recomendamos que você tenha muita paciência para lidar com essa fase que vale muito a pena incentivar!

4: Elogie o esforço, não as habilidades

Por mais que as crianças façam algumas atividades em que o resultado não é dos melhores, é importante reconhecer o esforço.

Essa ação, ajuda a desenvolver uma mentalidade de crescimento, onde o mais importante é a aprendizagem.

Afinal de conta, as crianças aprendem a reagir às coisas através de seus pais, por isso, independente da situação, a disposição para aprender é um comportamento positivo que deve ser estimulada.

5: Incentive-os a não ter medo do fracasso

Erros acontecem a todo momento da vida, por isso, eles devem ser tratados como parte importante na construção do aprendizado e da inteligência.

Então, saiba que aprender com os erros é uma conduta que merece incentivo, já que proporciona a oportunidade para as crianças crescerem.

6: tenha cuidado com os rótulos

Os rótulos servem apenas para diferenciar seu filho das outras crianças e este é um ponto de extrema atenção.

Isso porque, além de levá-los ao bullying, os pequenos podem se sentir emocionalmente abalados, sentem a pressão de ser uma decepção, o que não é bom passar em nenhum momento da vida, não é mesmo?

Portanto, evite!!

7: teste as habilidades do seu filho

Por fim, para desenvolver os talentos das crianças, os pais devem trabalhar suas habilidades.

Além disso, fazer as crianças colocar tudo em prática, ainda pode ser benéfico no momento de revelar problemas como dislexia, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade ou então, desafios sociais e relacionados ao emocional.

Como saber se seu filho possui inteligência diferenciada?

Se você achaque a inteligência do seu filho anda fora da curva, existem alguns sinais de alto QI para você dar atenção.

Dentre eles, temos:

  • Uma memória diferenciada;
  • Leitura precoce;
  • Interesses incomuns (que provavelmente só um adulto teria);
  • Costuma fazer muitas perguntas;
  • Geralmente possuem um senso de humor evoluído;
  • Gosta de estar no controle;
  • Inventa regras adicionais para jogos.

E muito mais!!

Conclusão

Então, a partir dessa leitura, podemos concluir que para ter filhos inteligentes, é necessário criar bons hábitos rotineiros que vão além da boa conduta.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e comenta aqui quais ações você tem implementado na sua rotina para deixar seus filhos mais inteligentes.

Vamos adorar saber!!

Gostou deste nosso artigo?

Veja mais de nosso conteúdo não somente no que se refere ao seu desenvolvimento dos filhos. Veja também sobre desenvolvimento pessoalprofissionalrelacionamento íntimo e dicas e hábitos.

E mais, siga o Sucesso & Mudança nas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram!

Anúncios



Márcio M.

Márcio “Monarca” como é conhecido no meio, é um grande entusiasta e incentivador do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Conta com diversos anos de estudo e na difusão de conteúdos da área com o intuito de ajudar as pessoas. E, agora, propõe este projeto on-line com o objetivo de levar ao maior número de pessoas, conteúdo de qualidade e de forma gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *