A Educação Infantil é um ponto primordial para o desenvolvimento das crianças. Ou seja, é nesta fase que elas terão uma noção maior de exploração do mundo. Além do mais, é quando adquirem habilidades fundamentais que lhe darão escopo para o futuro.
Anúncios
Com foco em itens físicos, cognitivos, emocionais e sociais, haverá uma construção do cidadão como indivíduos ativos, criativos e participativos na sociedade. E por aqui, falaremos não só sobre o que é, mas também sobre os benefícios da aprendizagem baseada em desafios.
Anúncios
Ficou curioso e deseja compreender mais sobre o tema? Então, vem com a gente!
O que é a Educação Infantil?
A Educação Infantil é a primeira etapa da educação formal, destinada a crianças com idades entre zero e cinco anos. Ela oferece cuidados e supervisão e, ao mesmo tempo, promove o desenvolvimento integral deste pequeno cidadão ou cidadã. Tal desenvolvimento é em diversos aspectos (emocional, social, físico e intelectual são alguns deles).
É possível facilitar essa interação e aprendizado por meio de jogos, brincadeiras e atividades. Contudo, lembre-se sempre de verificar se o mesmo é adequado àquela faixa etária e aos estágios de desenvolvimento.
Anúncios
A importância do aprendizado na Primeira Infância
Durante os primeiros anos de vida, o cérebro das crianças passa por um rápido processo de desenvolvimento, com milhões de conexões neurais sendo formadas a cada segundo. Portanto, esse é um período onde aprenderão habilidades que influenciarão seu crescimento ao longo da vida.
Para se ter uma ideia, especialistas na área avaliam que cerca de 85% a 90% do cérebro de uma criança se desenvolve neste período citado acima.
Educação Infantil: Explorando a aprendizagem baseada em desafios
A aprendizagem baseada em desafios reconhece que toda criança deve explorar e descobrir o mundo ao seu redor. Tal detalhe é reconhecido no meio pedagógico para envolvê-los em atividades que as inspiram a pensar criticamente, colaborar e inovar.
Vale dizer que os pequenos já são curiosos e questionadores por natureza. E tal artimanha gera oportunidades para investigar, explorar e aprender por meio da descoberta. Isso pode ser dito também quando entramos no pensamento crítico.
Ao longo dos anos, é certo que as pessoas irão enfrentar desafios. Contudo, se isso for trabalhado desde cedo, será mais prático encontrar soluções hábeis e de pensar “fora da caixa” ou ir para atalhos interessantes.
E para completar este tópico, a criança tende a ter autoconfiança, pois se sentem capazes e competentes.
Educação Infantil: Preparando as crianças para um futuro complexo e dinâmico
Em um mundo em constante evolução, seja no ramo tecnológico, interpessoal ou no trabalho, a aprendizagem baseada em desafios prepara as crianças para as incertezas do futuro. Assim, logo abaixo, veremos uma lista que pode auxiliar os responsáveis nesta árdua e constante tarefa:
Faça com que ela se adapte:
Que tal conversar sobre problemas mais complexos – sempre tendo parcimônia em cada escolha, ok? Aos poucos elas irão se adaptar a diferentes situações e lidarão com a mudança de maneira construtiva;
Trabalho em equipe é essencial:
Tente fazer com que trabalhem em equipe, incentivando a colaboração e a comunicação eficaz;
Faça com que a criança ‘pense fora da caixa’:
Isso tem a ver não só com questões escolares e de trabalho (pensando no futuro), mas também para que ela compreenda todas as diferenças que podem existir dentro de uma sociedade… e que isso é comum;
A criança também deve passar por dificuldades e não só sucessos:
Diversos pais e mães blindam tanto seus filhos que eles não compreendem que as dificuldades, às vezes, fazem parte da vida. Assim, converse com eles sobre como é possível aprender com uma derrota. Isso constrói resiliência e mentalidade de crescimento;
Aprendizagem ao longo da vida:
A abordagem baseada em desafios incentiva uma mentalidade de aprendizagem contínua, uma vez que as crianças entendem que há sempre algo novo para descobrir e aprender;
Preparação para as carreiras:
Todas as habilidades desenvolvidas ao longo do tempo são altamente valorizadas e, algumas delas, podem ser fundamentais para ajudar o cidadão a conquistar um emprego, por exemplo;
Ensine-o a focar na solução e não no problema:
Em vez de se sentirem sobrecarregadas pelos desafios, as crianças aprendem a enfrentá-los com uma mentalidade positiva, vendo-os como oportunidades de crescimento.
Educação Infantil: Conclusão:
E então, agora que notou que a Educação Infantil é muito mais do que aulas na escola e tarefas de casa, saia do terreno comum e ajude seus filhos e filhas a serem pessoas incríveis.
Márcio “Monarca” como é conhecido no meio, é um grande entusiasta e incentivador do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Conta com diversos anos de estudo e na difusão de conteúdos da área com o intuito de ajudar as pessoas. E, agora, propõe este projeto on-line com o objetivo de levar ao maior número de pessoas, conteúdo de qualidade e de forma gratuita.