Disciplina positiva e desenvolvimento dos filhos

Resumidamente, aplicar a disciplina positiva é basicamente educar os filhos com respeito, estabelecendo sim os limites, mas enaltecendo uma conexão verdadeira e laços de amor e confiança mútua com as crianças.

Anúncios



Dessa forma, ajudamos no desenvolvimento saudável das crianças, já que as mesmas crescem sem traumas e com mais confiança, tornando-se adultos melhores do que somos.

Anúncios



Então, se você deseja saber mais sobre a disciplina positiva, vem com a gente na leitura desse post que tem muita coisa para esclarecer!!

Filhos e disciplina positiva

 O que é disciplina positiva?

Como antecipamos, a disciplina positiva visa educar os filhos com respeito, mas, mais do que isso, essa abordagem ainda é composta condutas firmes, de afeto e empatia, que adultos utilizam para estabelecer os limites.

Em outras palavras, a disciplina positiva refere-se a escolha na forma de conduzir a criação dos filhos, colocar os limites necessários e estabelecer diálogos e cooperação com a criança.

Anúncios



Afinal de contas, as crianças têm o direito à dignidade e ao respeito, assim como qualquer outra pessoa, não é mesmo?

Então, já que educação vêm de berço, comece fazendo da maneira correta!

Passos para começar a educar com disciplina positiva

Agra que já estamos familiarizados com o conceito de disciplina positiva, chegou o momento de saber colocar isso em prática.

Afinal, esses são os primeiros passos para que nos tornemos pais melhores e ainda, consigamos potencializar o desenvolvimento dos nossos filhos.

Então, para saber como ter uma disciplina positiva com seus filhos, confira os passos a seguir!

1: Coloque-se no lugar da criança

Entender a criança e os motivos da sua conduta é o primeiro passo para conseguir aplicar a disciplina positiva.

Afinal de contas, colocar-se em seu lugar, nos ajuda a compreender melhor a situação, bem como, as melhores alternativas para ajudá-lo.

2: Pratique uma comunicação positiva

Depois de compreender o que está acontecendo, ajude a criança a pensar, refletir e tomar decisões sobre o seu comportamento.

Se mesmo assim, sua conduta continuar inadequada, converse com seu filho e por meio de exemplos, explique como atuar ou agir em determinadas situações.

3: Cumpra o que prometer

Estabeleça os objetivos de conduta que quiser, porém, não se esqueça que manter a coerência e cumprir as promessas, é uma etapa fundamental no processo de educação.

Sendo assim, dizer uma coisa e não cumprir pode confundir a criança e contribuir para que ela não se comporte como o esperado.

E você não vai querer que isto ocorra, não é mesmo?

4: Seja firme

Seja firme quando decidir tomar alguma decisão!

Lembre-se de que é importante estabelecer limites e normas, mas sempre com respeito. Afinal de contas, o fato de não se estabelecer castigos, palmadas ou ameaças, não significa que a disciplina positiva seja permissiva, ok?

Então, é preciso ser firme com o que decidir, dessa forma, sinalizará, a seu filho o que, de fato, espera que cumpra.

5: Mantenha uma comunicação ativa

A comunicação ativa também se faz muito importante nesse processo!!

Isso porque, é a partir do diálogo que a criança conseguirá entender as consequências de suas decisões, utilizando o erro como fonte de aprendizagem no lugar de gritos, palmadas e castigos.

O que de fato deixa a disciplina positiva e a educação do filho bem mais saudável, não é mesmo?

6: Desenvolva autonomia

Incentive seu filho a desenvolver autonomia desde cedo para que no futuro ele se torne uma pessoa decidia, que consiga fazer suas escolhas sozinho.

E para isso, inclua-o em atividades como recolher os brinquedos. Assim, ele se sentirá prestativo e aprenderá a ser independente.

Como a educação reflete em nosso futuro?

A maioria da população de hoje, foi criada a partir da lógica da imposição e obediência, e isso reflete na forma como confiamos em nós mesmos, nas outras pessoas e, claro, na maneira como educamos nossos filhos.

E, as gerações anteriores costumavam criar os filhos para agradar a família e a sociedade, que sempre respeitassem às ordens, quase uma submissão.

Mas claro que não estamos aqui para julgar nossos pais, pois eles deram o seu melhor dentro das condições que tinham e do contexto em que estavam inseridos.

Porém, com a evolução dos tempos, esse conceito começou a mudar e a disciplina positiva começou a ser aplicada na educação dos filhos.

Afinal de contas, com tanta coisa acontecendo, podemos observar que, nossas ações com eles são reflexos de como agiram com a gente.

E saber que educar com respeito nos ajuda a remodelar essa postura defensiva que adotamos com nossos filhos, pode fazer a diferença no bem-estar emocional futuro deles. Assim, vale a pena investir na disciplina positiva.

Anúncios



Márcio M.

Márcio “Monarca” como é conhecido no meio, é um grande entusiasta e incentivador do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Conta com diversos anos de estudo e na difusão de conteúdos da área com o intuito de ajudar as pessoas. E, agora, propõe este projeto on-line com o objetivo de levar ao maior número de pessoas, conteúdo de qualidade e de forma gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *