Como estimular os filhos a terem uma boa autoestima?

A autoestima das crianças é algo que deve ser trabalhado desde o primeiro momento. Ademais, para as crianças, a opinião de seus pais é muito importante, então desde pequeno estimule o seu filho da forma correta.

Anúncios



No entanto, sabemos que isto é uma tarefa muito difícil e que muitos pais têm dificuldade de auxiliarem os filhos com a sua autoestima.

Anúncios



A seguir. veremos dicas para estimular a autoestima do seu filho.

10 Dicas para aumentar a autoestima infantil:

Criança com boa autoestima

1. Evite comparações

Não se pode esquecer que as crianças, assim como os adultos possuem características próprias, sendo assim, devemos respeitar sua singularidade, evitando comparações desnecessárias.

Lembre-se, cada criança é única.

Anúncios



2. Corrija através do afeto e carinho

Evite críticas e comportamentos negativos, se a criança fizer algo que você não concorde, tente demonstrar o porquê aquela atitude não é aceitável, incentive e recompense comportamentos corretos.

Lembre-se, muitas vezes a criança se quer entende o porquê da sua bronca, tente ser compreensivo e generoso.

3. Estimule a participação e as responsabilidades

É importante para uma criança em desenvolvimento que esta sinta que sua vontade é escutada e respeitada. A inclua em tarefas e decisões, por mais simples que estas sejam.

4. Valorize o esforço e o empenho dele

Para uma criança, a opinião de seus pais sempre será muito importante, então aja de forma positiva, elogie, incentive, mostre os pontos positivos daquela atitude.

Ao contrário de muitos adultos, as crianças possuem um entusiasmo genuíno e gostam de demonstrar suas habilidades.

5. Demonstre sentimentos

É muito importante para uma criança se sentir amada e acolhida no ambiente familiar, sendo assim, é importante demonstrar interesse por suas questões, seja pela escola, pelos amigos, ou pelas brincadeiras. Afinal de contas, para as crianças é importante perceber que você se preocupa e está inteirado no seu dia-a-dia.

6. Estabeleça limites

Desde pequeno, é importante apresentar para a criança limitações, isso criará um senso de responsabilidade e de autoestima. Evitará frustações futuras e mostrará a importância das regras.

7. Ensine-o a lidar com frustações

Pode parecer algo normal, que nós adultos estamos acostumados a lidar no dia-a-dia, no entanto, para as crianças, pode não ser algo tão simples assim, ensine o seu filho que situações de adversidade são normais.

Uma criança com elevada autoestima saberá lidar melhor com as frustações, sem se abater.

8. Elogie-o de forma realista

É de praxe os pais elogiarem os seus filhos, porém muitas vezes na vontade de fazer o seu filho feliz os pais acabam fazendo elogios fantasiosos e grandiosos, como “você é o melhor filho do mundo”, “você é o mais inteligente”, “você é o mais bonito”. Ao invés de se utilizar de elogios genéricos, tente elegia-lo conforme aquela situação específica, “parabéns, você é ótimo ao arrumar a sua cama”, “você é um ótimo ajudante na cozinha”, “você desenvolveu de maneira exemplar essa atividade”.

Isso fará com que intuitivamente a criança perceba que é normal ter habilidades específicas, que ele poderá ser bom em uma atividade enquanto, não desenvolve outra tão bem assim.

9. Estimule a prática de novas atividades

Para o desenvolvimento completo das crianças é importante que estas pratiquem variadas atividades, se o seu filho não se adaptou com uma atividade, tente outras, permita que ele explore outras áreas até que realmente se encontre.

A prática de atividades, sejam elas físicas ou artísticas é muito importante, mas estas devem ser praticadas de forma voluntária, não como uma imposição.

10. Irmãos podem ajudar

Quando os pais possuem mais de um filho é possível que estes comecem a mimar uma das crianças, como que de forma a tentar recompensá-lo pela existência do irmão.

Não faça isso, o convívio com outras crianças, neste caso, com um irmão é muito benéfico para a criança. Fará com que essa aprenda a compartilhar, a ter empatia, a respeitar o espaço do outro.

Mas afinal, o que é autoestima?

A autoestima, é um conceito subjetivo, mas podemos entendê-la como a confiança em si mesmo, a confiança nas suas atitudes e respeito por seus sentimentos.

Uma criança com autoestima elevada conseguirá enfrentar melhor os problemas do dia-a-dia, saberá entender e respeitar negativas, bem como impor limites pessoais a terceiros.

Ao passo que uma criança com baixa autoestima será mais dependente e fragilizada, terá dificultades para confiar em si e respeitar suas próprias vontades.

Quando vemos as crianças como seres pensantes e possuidores de suas próprias vontades entendemos o porquê é tão necessário desenvolver a autoestima dos pequenos.

Gostou de nossas dicas sobre como estimular a autoestima infantil?

Veja mais de nosso conteúdo sobre criação de filhos. Caso queira, visite o que escrevemos também sobre desenvolvimento pessoalprofissionalrelacionamento íntimo e dicas e hábitos.

Siga a gente no Facebook e no Instagram para mais conteúdo como este!

Anúncios



Márcio M.

Márcio “Monarca” como é conhecido no meio, é um grande entusiasta e incentivador do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Conta com diversos anos de estudo e na difusão de conteúdos da área com o intuito de ajudar as pessoas. E, agora, propõe este projeto on-line com o objetivo de levar ao maior número de pessoas, conteúdo de qualidade e de forma gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *