Criar filhos felizes e bem-sucedidos é uma das tarefas que os pais mais almejam. No entanto, esse tópico não tem a ver apenas sobre fornecer educação e oportunidades, mas também sobre nutrir questões como autoconfiança e diversas outras habilidades que prepararão as crianças para um futuro de realizações (sejam elas profissionais, artísticas, de socialização e etc).
Anúncios
Desta forma, comentaremos um pouco a respeito de estratégias para guiá-lo nessa jornada conjunta com seus filhos e filhas. Parece simples dar uma base que englobe educação com afeto e comunicação até chegar no desenvolvimento de valores e habilidades fundamentais, certo?
Anúncios
Claro que não, mas certamente você conseguirá!
Educação com Base no Afeto e na Comunicação
Ressaltamos, antes de qualquer coisa, que não há uma ‘receita’ para que as criações sejam incríveis. Cada casal ou cada responsável o faz da sua maneira, contudo, deve-se iniciar muito antes da entrada da criança na escola.
Os laços familiares e a qualidade da interação entre mães, pais e filhos são a base fundamental para que essa somatória dê certo, ou seja, a comunicação fortalece relacionamentos saudáveis e promove o bem-estar das crianças.
Anúncios
Caio César Martins, que é pai da pequena Mariana, acredita que “tudo se passa pelo exemplo dos pais. Para mim, a Mari é muito do que eu e a Gra, minha esposa, somos, seja pela parte religiosa, pelo respeito e comportamento. Então, nossa filha vai crescendo pelo espelhamento do que ela vê, escuta e sente” e continua “outro pilar é a vivência. Ela precisa experimentar e passar por determinadas situações como alegrias, tristezas e frustrações para poder crescer e se desenvolver”.
Por isso, dedique tempo de qualidade aos pequenos, seja para questões emocionais, para escutar o que eles têm a dizer, para brincar – mesmo que chegue cansado do serviço, tire quinze minutos para essa atividade. Pode não parecer, mas são reforços excepcionais a curto, médio e longo prazo.
Outros dois pontos que não podem faltar para criar filhos felizes e bem-sucedidos são:
a comunicação aberta em um ambiente honesto, que não os colocará em uma ‘caixa’, mostrando que suas opiniões terão relevância e serão valorizadas e;
ser espelho para seu filho ou filha, pois as crianças aprendem muito observando-os, então demonstre empatia, respeito e habilidades de resolução de conflitos.
Por fim, e não menos importante, saiba que estabelecer limites e regras claras é válido, mas, acima de tudo, tente adotar uma abordagem de disciplina construtiva. Use erros como oportunidades de aprendizado, explicando as consequências de suas ações.
Desenvolvendo valores e habilidades essenciais para o sucesso
Ao longo da vida, haverão diversos caminhos que seu filho ou sua filha poderão tomar. Não há uma ‘receita de bolo’ para isso, mas é possível tentar inserir em suas mentes os principais valores e habilidades para o sucesso.
Que tal apresentá-los a resiliência? Ensine-os a enfrentar desafios e fracassos. Mostre que é normal cometer erros, mas o importante é aprender e seguir em frente.
Isso trará autoestima e autoconfiança, dois pilares que aproximarão essas pessoas, seja na escola, nas relações de amizade e amorosas ou no trabalho, do sucesso. Faça elogios quando conquistarem algo e, ao mesmo tempo, incentive-os em seus hobbies.
Quer mais detalhes a respeito do tema? Então tente desenvolver a empatia, explicando a importância de compreender e se preocupar com os sentimentos dos outros, de se colocar no lugar de terceiros. Incentive atos de bondade e envolvimento na comunidade. ‘Abra a mente’ desse pequeno ser humano logo cedo, comentando que não há só uma forma de viver ou de se relacionar.
Mais detalhes para aproximar seus filhos e filhas de serem bem-sucedidos
Dê autonomia e responsabilidades: Dê aos seus filhos espaço para tomar decisões e assumir responsabilidades adequadas à idade. Isso os ajuda a desenvolver a autonomia e a aprender a lidar com as consequências de suas ações. Que tal deixá-los responsáveis por trabalhos simples, como tirar a roupa do varal, levar os pratos da mesa para a pia da cozinha e etc.? Detalhes corriqueiros engrandecem as pessoas;
Faça com que a criança tenha pensamento crítico e criatividade: Incentive perguntas e desafios intelectuais, permitindo que eles explorem soluções diferentes para os problemas. Use, por exemplo, jogos de tabuleiro como Banco Imobiliário e outros para isso;
Explique o que é educação financeira: Introduza conceitos de educação financeira desde cedo. Ensine a importância de poupar, investir e gastar de forma consciente;
Estabeleça metas realistas ao lado dos filhos: Ajude-os a definir metas realistas e a trabalhar em direção a elas. Isso promove um senso de propósito e planejamento que fará toda a diferença em momentos como trabalhos de escola ou mesmo organização do dia a dia, quando forem contratados de uma empresa;
Valor da perseverança: Ensine a importância do trabalho duro e da perseverança para alcançar objetivos (sejam eles pequenos ou grandes). Mostre exemplos de como a dedicação pode levar ao sucesso.
Com essas dicas e atenção a cada detalhe, esse processo terá ganhos diários para que, no futuro, a criança se mostre uma pessoa honesta, organizada e responsável.
Márcio “Monarca” como é conhecido no meio, é um grande entusiasta e incentivador do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Conta com diversos anos de estudo e na difusão de conteúdos da área com o intuito de ajudar as pessoas. E, agora, propõe este projeto on-line com o objetivo de levar ao maior número de pessoas, conteúdo de qualidade e de forma gratuita.
Excelente matéria!
Que bom que gostou!!! Ficamos felizes em poder contribuir!