Birra Infantil: O que é? Como os pais devem agir?

A birra infantil é um tipo de comportamento muito comum em crianças que estão em desenvolvimento e acontece quando suas vontades são frustradas. Então refletir sobre o que é birra infantil e como os pais devem agir quando isto acontece naturalmente permeia a mente da maioria dos adultos.

Anúncios



As reações que caracterizam as birras (também chamada de escândalo) são choro, gritos, o ato de se jogar no chão, teimosia e reclamações descontroladas.

Anúncios



Elas são o fruto de uma explosão emocional, onde as crianças tentam expressar seus sentimentos, anseios e frustrações de forma escandalosa.

Além disso, em alguns casos, a birra infantil pode apresentar um distúrbio o que pode exigir ainda mais dos pais para lidar com a situação.

Portanto, no artigo de hoje, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre a birra infantil e ainda, algumas dicas de como os pais devem agir em determinadas situações.

Anúncios



Confira!!

Por que as crianças fazem birra?

Como vimos, a birra infantil ocorre como forma das crianças tentarem controlar suas emoções de um jeito bem escandaloso e um tanto irritante para seus responsáveis.

Essa “fase crítica” geralmente se inicia entre os 10 meses ou aos 2 e 4 anos de anos de idade, quando a criança já começa a se impor, dizer não e agir parecendo um mini adolescente. Esta é a fase em que os pequenos começam a desenvolver sua personalidade demonstrando sua vontade.

Para tanto, é necessário que os pais tenham muito jogo de cintura e paciência para saber como lidar com a situação.

Sendo assim, no tópico a seguir, daremos dicas para os pais, para que eles saibam como agir nessas situações de birra infantil.

Birra Infantil: Por que as crianças têm estes ataques? Fonte: Pexels.com

Birra Infantil: Como os pais devem agir?

Claro que saber lidar com a birra infantil não é fácil, e os pais podem agir de diversas formas dependendo da experiência pessoal de cada um, no entanto, as formas mais comuns de se ver, são pais agindo de forma permissiva ou de forma punitiva.

A cena de pais constrangidos frente a uma birra escandalosa de seu filho em algum espaço público é de certa forma corriqueira. Diante disso, é comum vermos os pais cederem à vontade da criança para acabarem com o “show” do filho. De outro lado, neste mesmo tipo de episódio, também vemos com frequencia, pais gritando, xingando e até mesmo , agredindo fisicamente os filhos com o propósito de encerrar de vez a birra.

Assim, diante de toda esta dificuldade, traremos algumas dicas que podem ajudar os pais nesse processo.

Dessa forma, confira as 4 dicas indicadas para os pais, que podem ajudar em seu comportamento e assim, evitar que as birras sejam um problema ainda maior.

Observe:

1: Compreenda a angústia da criança

Normalmente, uma criança faz birra, por estar angustiada com alguma situação.

Sendo assim, é importante saber o que ocorre para tentar um acordo e amenizar o escândalo.

Afinal de contas, são várias as razões que podem levar a criança a fazer birra infantil, que pode ser o cansaço, a fome e até o incômodo com o lugar em que está.

Então, como dica principal, recomendamos atentar-se ao que pode estar incomodando a criança para assim, amenizar o desconforto e acabar com os episódios de birra infantil.

2: Imponha limites

Claro que minimizar o incômodo das crianças, não significa ceder absolutamente tudo. Então, saiba que impor limites é importante para a educação das crianças, já que elas precisam aprender que nem sempre terão o que querem.

Além disso, as crianças precisam entender que tem hora para tudo e impor os limites, pode ensiná-las a lidar com suas frustrações e sentimentos.

3: Desvie a atenção da criança

Desviar a atenção da criança no momento da birra, também é uma excelente alternativa para lidar com os escândalos de birra infantil.

Afinal de contas, nem sempre o diálogo vai ser a melhor saída para resolver a birra infantil, principalmente quando se trata de bebês ou crianças muito novas, já que em muitos dos casos, eles não compreendem o que você está tentando explicar.

Então, desviar a atenção utilizando um brinquedo, um desenho ou qualquer coisa que a criança julgue interessante para deixá-la entretida o suficiente para acabar com a birra, é uma forma agradável de resolver a situação.

4. Demonstre indiferença ao ataque de birra infantil

Diante de um ataque de birra, os pais devem demonstrar uma posição de firmeza e de acolhimento ao mesmo tempo. A criança ao ver os pais indiferentes ou até mesmo se afastando da cena, demonstra para os pequenos que sua atitude não está atingindo os seus objetivos. Logo após, é válido acolher a criança no colo (se pequeno) ou conversando na altura dela (se já maiorzinho) explicando que tal tipo de comportamento não a ajudará a conseguir o que ela quer.

Birra Infantil: Como evitar o início de um ataque de birra?

De início, é importante destacar dois pontos: Rotina e previsibilidade. Tais pontos são importantíssimos para as crianças pequenas. Antes de alguma situação, é interessante ter uma conversa olho a olho explicando como será o passeio (atividade etc) estabelecendo regras e consequencias para os eventuais atos dos pequenos.

Da mesma forma, os adultos tem que respeitar os horários de descanso e da alimentação da criança, pois certamente se ela estiver cansada ou com fome, a tendência da birra acontecer aumentará sensivelmente.

E, quando a atividade acabar, é muito eficaz ter outra conversa com a criança sendo feita uma reflexão de como a criança agiu. Caso tenha se comportado bem, elogiar e fazer reforço positivo auxiliará em situações semelhantes no futuro.

Conclusão:

Ficou claro que a birra infantil não é apenas um ataque de fúria das crianças. Os pais devem entender que faz parte da formação das crianças e que é a maneira que eles conseguem expressar suas emoções e começam a formar a sua personalidade.

Assim, é muito importante que os adultos saibam lidar com a situação, sabendo que muitas vezes isto não será fácil. A propósito, a birra infantil é um comportamento natural do desenvolvimento humano, porém, existem casos específicos que podem representar um tipo de transtorno.

Desta forma, comportamentos exagerados demais é necessário ligar o alerta! Assim, é fundamental que os pais tenham atenção a todos os sinais para identificar os problemas o quanto antes e assim, e evitar a piora.

Se este for o caso, os pais não devem demorar em procurar auxílio profissional.

Gostou deste nosso post? Temos mais conteúdos legais logo abaixo.

Anúncios



Márcio M.

Márcio “Monarca” como é conhecido no meio, é um grande entusiasta e incentivador do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Conta com diversos anos de estudo e na difusão de conteúdos da área com o intuito de ajudar as pessoas. E, agora, propõe este projeto on-line com o objetivo de levar ao maior número de pessoas, conteúdo de qualidade e de forma gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *