Confira as principais dicas para conseguir lidar com as emoções

É fundamental para a vida em sociedade saber lidar com as suas emoções, e isso não quer dizer que você deve reprimir os seus sentimentos, ao contrário, você deve expressá-los, mas de forma adequada e não impulsiva.

Anúncios



Quem nunca teve um ataque de fúria? Um momento de descontrole em que disse palavras que não queria, ou tomou atitudes impensadas, as quais depois se arrependeu. Isso tipo de situação é comum, e mais cedo ou mais tarde vai acontecer com todo mundo, e podemos dizer que sim, isso é normal, no entanto, se você é sempre uma pessoa explosiva, que nunca reage bem as situações, isso pode ser um problema.

Anúncios



É normal ter uma atitude impulsiva de vez enquanto, o problema é quando isso se torna rotineiro.

Você consegue lidar com suas emoções?

Mas então porque é importante aprender a lidar com as emoções?

Quando dizemos que é importante aprender a lidar com as suas emoções, isso significa que você tem que praticar o autoconhecimento, tem que entender esses sentimentos e de onde eles vêm, aprender a controlá-los será apenas uma consequência de uma vida emocional equilibrada.

Isso trará bem não só para você, mas para todas a pessoas que convivem ao seu redor, tornando a vida mais leve e mais tranquilas.

Anúncios



Sabemos que essa pode não ser uma tarefa tão fácil, mas com essas dicas você verá que pode não ser assim tão complicado aprender a lidar com as suas emoções.

Veja 8 dicas para conseguir lidar com as emoções

1. Respire fundo

Por mais que essa frase possa parecer clichê, em situações de estresse ou de alta tensão, parar e respirar fundo é a forma mais fácil de conseguir retomar o controle. Tenha em mente que se desesperar não irá ajudar em nada, tente sempre (por mais difícil que possa ser), manter a calma.

2. Pratique o autocuidado

Tire momentos do seu dia para você, realize atividades que lhe dão prazer, que lhe acalmam, o cuidado emocional, bem como o cuidado físico são grandes aliados no controle das emoções.

Não se negligencie, muitas vezes, o nosso descontrole pode estar sendo causado por sobrecarga, ou porque nos colocamos em situações desconfortáveis.

3. Conheça os seus gatilhos

Muitas vezes, algumas situações específicas nos geram desconforto, nos deixam estressados, ansiosos ou até mesmo tristes. Tente entender esses sentimentos e o porquê eles aparecem, conhecendo as situações que lhe causam explosões, além de evitá-las, você também pode buscar entender a sua relação e sanar esse problema.

4. Busque outras formas de se expressar

Ao invés de extravasar gritando, busque outras formas de expressar o que você está sentindo, como por exemplo, escreva sobre essas emoções, permita-se chorar, converse com pessoas próximas, saia para fazer uma caminhada. O importante é que você entenda a melhor forma de se acalmar e de lidar com aquela situação.

5. Busque outros pontos de vista

As vezes, quando estamos nervosos é difícil enxergar a realidade dos fatos, nestes casos, busque a opinião de outras pessoas, a visão de uma pessoa de fora da situação pode fazer com que você enxergue as coisas com mais clareza, se acalme, e até mesmo, identifique soluções.

6. Busque ajuda especializada

Você percebeu que vive em constante situação de instabilidade emocional, que não sabe lidar com as suas emoções sozinho, busque a ajuda de um especialista. Por vezes, a carga emocional do cotiado pode ser complexa demais para se lidar sozinho, não hesite em buscar a ajuda de um profissional.

7. Planeje-se com antecedência

As situações que mais nos tiram do sério são aquelas que não conseguimos prever, desta forma, tente planejar o seu dia, as tarefas que você terá que desempenhar, as situações que enfrentará durante o dia, isso pode te tranquilizar e fazer com que você veja com mais clareza os desafios, tirando aquele desespero inicial.

8. Entenda o outro

A palavra aqui é empatia, exercite se colocar no lugar do outro, entender que suas emoções também são válidas e devem ser levadas em conta. Assim, em uma situação de estresse, você poderá ver tudo com um olhar mais compreensivo, mantendo a calma e respeitando também o outro.

Lidar com as Emoções: Conclusão

Exercitando essas dicas ficará mais fácil para você lidar com as suas emoções. E tenha sempre em mente, é fundamental entender e saber expressar suas emoções, nunca reprima, evite sentimentos, estes são naturais de todo ser humano.

Veja os demais artigos que temos sobre dicas e hábitos que podem te ajudar!

Anúncios



Márcio M.

Márcio “Monarca” como é conhecido no meio, é um grande entusiasta e incentivador do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Conta com diversos anos de estudo e na difusão de conteúdos da área com o intuito de ajudar as pessoas. E, agora, propõe este projeto on-line com o objetivo de levar ao maior número de pessoas, conteúdo de qualidade e de forma gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *