Os 5 Hábitos que prejudicam a sua mente 

De fato, existem hábitos que prejudicam a sua saúde mental e, por consequência, prejudicam a sua saúde no geral. O bem-estar depende de uma harmonia entre a saúde emocional, mental e física.

Anúncios



Você sabia que alguns hábitos que serão citados abaixo são, de certo modo, bem comuns hoje em dia e, infelizmente, muitas pessoas nem sabem que são hábitos maléficos para a saúde mental. Isso pode parecer meio estranho, porém você verá quais são esses hábitos e talvez você descubra que faz e nem percebe.

Anúncios



Ficou curioso para saber quais são esses hábitos que prejudicam a sua mente e como você pode se livrar deles para ter uma saúde mais plena? Então, fique aqui e leia até o final deste artigo sobre bem-estar e saúde mental.

Crédito: Banco de imagens CANVA

Hábitos que prejudicam a sua mente: quais os principais?

De fato, existem muitos hábitos que podem ser maléficos para a saúde mental como um todo. Desde hábitos simples como abuso de bebidas alcoólicas até mesmo isolamento social.

Não queremos julgar ninguém e tampouco temos a intenção de substituir um psicológico, mas leia com atenção e veja se você realiza alguma dessas atitudes que iremos citar. Caso sim, busque apoio médico para conseguir se livrar desses hábitos ruins.

Anúncios



Caso queira aprofundar, escrevemos um artigo sobre como trocar hábitos ruins por hábitos bons. 

Dito isso, confira os 5 hábitos ruins para saúde mental/ emocional e como você pode superá-los.

1. Abuso de bebidas alcoólicas 

Não é novidade nenhuma que o excesso de bebidas alcoólicas pode prejudicar não somente o corpo, mas também a mente. A bebida alcoólica, no geral, tem um efeito muito negativo: cria uma dependência química em quem bebe diariamente.

Além dessa dependência, você poderá desenvolver depressão e ansiedade devido ao excesso de bebidas. Tenha cuidado com as bebidas e, se for beber, sempre faça isso com moderação.

2. Alimentos doces – vício

Se a bebida alcoólica prejudica nosso cérebro, os doces não ficam para trás. Estudos revelam que o açúcar é um arraso para o nosso cérebro. Ela sobrecarrega o cérebro e o coloca em um estado de hiperatividade e mudanças de humor.

Prefira variar um pouco a sua alimentação e evite comer determinados alimentos que possuam alto teor de açúcar. Caso tenha dificuldades, busque substituir alguns alimentos doces industrializados por frutas doces. A troca terá um efeito positivo na sua saúde no geral. Além de que as frutas são uma ótima escolha de alimento.

3. Isolamento Social

De fato, o isolamento social é péssimo para a nossa saúde mental e ele pode refletir até mesmo na nossa saúde física.

Somos seres sociais, ou seja, temos a tendência a buscar amizades e amores. Porém, a pessoa que está isolada, “quebra” esse padrão social e acaba sofrendo. Geralmente quem faz isso está passando por uma depressão. Tal depressão leva ao isolamento e à solidão.

Esse ciclo de depressão e solidão vai consumindo a saúde mental do indivíduo até que ele não consiga nem sequer realizar atividades básicas do dia a dia, como sair da cama, se arrumar, escovar os dentes etc.

4. Comparações

Você é do tipo de pessoa que vive se comparando com outras pessoas? Já percebeu como sempre a outra pessoa “sempre” é melhor que você? Independente do que você faça, sempre parece que não é o suficiente.

Se você pensa assim, sinto muito em te dizer, mas é um dos hábitos que prejudicam a sua saúde que você cultivou e agora está prejudicando e muito a sua confiança e autoestima. 

Nunca se compare com outras pessoas. Afinal, cada pessoa é um mundo. Cada pessoa recebe oportunidades diferentes ao longo da vida. A única comparação que você pode fazer, é com o você de ontem. Esqueça as comparações com as pessoas.

5. Trabalhar muito/ excesso de trabalho

Se trabalhar pouco é ruim, trabalhar muito é pior ainda. O excesso de trabalho pode gerar ansiedade, pânico e principalmente desânimo. 

Porém, não é somente isso. Você conhece uma doença chamada Burnout? Não? É uma doença mental causada pelo excesso de trabalho. Quem tem essa doença diz que não tem mais vontade de trabalhar, que vivem em estado de apavoramento, exaustão extrema etc.

Eu sei, muitas vezes temos que trabalhar mais devido as dívidas ou até mesmo devido aos nossos sonhos que temos. Quantas e quantas pessoas não sonham com uma casa, um carro, uma viagem internacional? Para realizar tais sonhos, é necessário trabalhar bastante.

Porém, tudo na vida é equilíbrio, seja sábio e trabalhe somente o suficiente para ter uma vida mais próspera com quem você ama.

Espero que você tenha gostado deste artigo e obrigado pela leitura!

Anúncios



Márcio M.

Márcio “Monarca” como é conhecido no meio, é um grande entusiasta e incentivador do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Conta com diversos anos de estudo e na difusão de conteúdos da área com o intuito de ajudar as pessoas. E, agora, propõe este projeto on-line com o objetivo de levar ao maior número de pessoas, conteúdo de qualidade e de forma gratuita.

One thought on “Os 5 Hábitos que prejudicam a sua mente 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *