Você pode não perceber, mas a insônia afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Isso foi ampliado com a chegada da pandemia da Covid-19, onde a preocupação referente aos familiares e a si mesmo, causou estresse e diversos tipos de disturbios.
Anúncios
Esse problema de falta de sono é caracterizado pela dificuldade em adormecer e manter-se em descanso profundo. Desta forma, haverá impacto significativo na qualidade de vida e no bem-estar geral.
Anúncios
Por isso, tentaremos ajudá-lo com algumas dicas práticas para acabar com a insônia que, para muitos, são eficazes. Mesmo assim, isso não elimina a necessidade de procurar ajuda de especialistas como médicos e até psicólogos. Ficou curioso? Então, continue com a gente para mais informações!
O que é a Insônia?
Como já dissemos acima, ela é um distúrbio do sono caracterizado pela dificuldade em adormecer, manter-se em descanso profundo ou acordar antes da hora desejada, sem conseguir voltar a dormir.
Isso resulta em noites mal dormidas, cansaço e fadiga nas aulas ou no trabalho. A insônia pode ser aguda (quando é de curta duração) ou crônica (quando tende a se tornar persistente), e pode ser causada por diversos fatores, como:
Anúncios
estresse;
ansiedade;
depressão;
hábitos de sono inadequados;
consumo excessivo de cafeína ou álcool;
entre outros.
Como Diagnosticar a Insônia
O diagnóstico (que deve ser feito sempre por profissionais capacitados) envolve uma avaliação detalhada dos hábitos de sono e dos sintomas relatados pelo paciente.
Geralmente, pede-se um histórico completo do padrão de sono e da rotina diária. E não para por aí! Já que é possível que haja uma solicitação de um ‘diário do sono’, onde o paciente registra informações como: momento em que se deitou, quando acordou e possíveis despertares noturnos.
Ao mesmo tempo, é normal que o profissional recomende exames adicionais, como uma polissonografia, que monitora atividade cerebral, movimentos oculares e musculares, frequência cardíaca, entre outros, durante o sono.
Sendo assim, fica mais fácil identificar possíveis distúrbios subjacentes que podem contribuir para essa problemática.
Dicas Práticas para Acabar com a Insônia
A insônia pode ser tratada e, em muitos casos, aliviada por meio de mudanças nos hábitos de sono e estilo de vida. Aqui estão algumas dicas práticas que podem ajudar a combater a insônia (mas lembremos novamente que isso não altera a necessidade de buscar ajuda profissional):
Mantenha um horário de sono regular: Tente ir para a cama e acordar todos os dias no mesmo horário (se conseguir, faça isso até mesmo nos fins de semana). Isso ajuda a regular o relógio biológico;
Crie um ambiente confortável no espaço em que for descansar: Certifique-se de que seu quarto, ou qualquer outro ambiente que for dormir, seja propício ao sono. Mantenha-o escuro, silencioso e com uma temperatura agradável;
Evite bebidas e alimentos que afastem o sono: Reduza o consumo de cafeína e de alimentos ricos em açúcar antes de dormir, pois todos eles dificultam seu corpo a relaxar. Além disso, afaste seu smartphone ou tablet, pelo menos uma hora antes de dormir;
Relaxe antes de pegar no sono: Desenvolva uma rotina relaxante antes de dormir. Isso pode incluir atividades como leitura, meditação, alongamento suave, escutar ASMR, tomar um banho quente ou qualquer outra atividade estimulante para o sono perfeito;
Limite as atividades na cama: A cama deve ser usada apenas para dormir e para as atividades íntimas. Evite trabalhar, assistir TV ou usar dispositivos eletrônicos por lá;
Pratique a chamada ‘higiene do sono’: Não tenha cochilos longos durante o dia (de 15 a 20 minutos é o ideal);
Exercite-se regularmente: Uma coisa está sempre ligada a outra, portanto, a prática regular de exercícios físicos pode melhorar a qualidade do sono. No entanto, evite atividades intensas próximo à hora de dormir, já que a adrenalina estará alta quando deitar-se;
Gerencie o estresse: Encontre maneiras eficazes de lidar com o estresse, principalmente em dias onde o trabalho demande mais de você. Pratique ioga, meditação, técnicas de respiração profunda ou terapia;
Não faça uso de bebidas alcoólicas ou tabaco em excesso: Tanto o álcool quanto a nicotina podem interferir no padrão de sono. Usá-los antes de dormir, nem pensar;
Consulte um profissional da área: Se a insônia persistir e afetar significativamente sua qualidade de vida, é importante procurar a orientação de um profissional de saúde. Um médico especializado pode ajudar a identificar as causas subjacentes e propor tratamentos adequados.
Com todas essas dicas práticas para acabar com a insônia, fica mais fácil de agir, não é mesmo? Boa sorte e bons sonhos!
Márcio “Monarca” como é conhecido no meio, é um grande entusiasta e incentivador do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Conta com diversos anos de estudo e na difusão de conteúdos da área com o intuito de ajudar as pessoas. E, agora, propõe este projeto on-line com o objetivo de levar ao maior número de pessoas, conteúdo de qualidade e de forma gratuita.